sábado, 21 de março de 2015

Brincar como recurso terapêutico

Resultado de imagem para Brincar como recurso terapêuticoA CTIM Madureira utiliza a brincadeira como recurso terapêutico. Busque mais informações em nossa Clínica!

O brincar é atividade primordial da infância e base para o desenvolvimento e aprendizado. Através das atividades lúdicas a criança apreende o mundo e o transforma. 

O brincar é proposto na Terapia Ocupacional como fim e objeto da intervenção, mas também como meio para a aquisição e aprimoramento de habilidades. A atividade lúdica permite a experimentação, é motivada pelo prazer e descobertas, envolvendo o domínio da realidade, criatividade e expressão.


Utilizamos a forma lúdica de tratar por ser o brinquedo o objeto que mais atrai a atenção da criança sendo a ferramenta utilizada em nossas atividades. Dependendo da proposta apresentada o brinquedo desperta a curiosidade, e estimula a criatividade, a criança é submetida a motivação e ao desafio. 

Atividades que exijam participação ativa da criança é muito importante para que vivencie diferentes experiências, só que nem sempre a criança é capaz de realizar sozinha atividade necessitando então de estímulo e total monitoramento do terapeuta facilitando de acordo com suas possibilidades.       

O brinquedo ajuda no desenvolvimento da aprendizagem, no desenvolvimento da inteligência(estimulando atenção e concentração), no desenvolvimento da linguagem(o contato com diferentes objetos e diferentes situações estimula a linguagem interna e aumenta o vocabulário e o entusiasmo da brincadeira faz com que a linguagem verbal se torne mais fluente e haja maior interesse pelo conhecimento de palavras novas), no desenvolvimento da sociabilidade(brincando, a criança desenvolve seu senso de companheirismo, jogando com companheiros, aprende a conviver, ganhando ou perdendo, procurando entender regras e conseguir uma participação satisfatória).

A vivência do brincar saudável não garantirá que a criança esteja livre de angústias e das mazelas da vida. Mas, certamente, propiciará descobertas, construção e reconstrução de relações; fortalecerá sua crítica, preservando a capacidade de ser criativo e de ser capaz de transpor barreiras e encontrar soluções por isso: ESTIMULE O BRINCAR DO SEU FILHO.

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