sábado, 21 de março de 2015

Atividades Instrumentais de Vida Diária

Resultado de imagem para Atividades Instrumentais de Vida DiáriaO Terapeuta Ocupacional pode ajudar seu filho nas atividades que dão suporte à vida diária em casa e na comunidade. Saiba mais na matéria de hoje!

As Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD)compreendem as atividades que dão suporte as atividades de vida diária em casa ou na comunidade e que, frequentemente, exigem interações mais complexas que as ABVDs.

São exemplos de AIVDs: 
  • cuidar de outras pessoas (selecionar e supervisionar cuidadores ou cuidar pessoalmente de alguém); 
  • cuidar de animais de estimação (organizar, supervisionar ou promover o cuidado de animais de estimação ou serviço); 
  • criação dos filhos (cuidar, supervisionar e dar suporte ao necessidades e ao desenvolvimento da criança); 
  • gerenciamento da comunicação (enviar, receber e interpretar informações utilizando uma variedade de sistemas e equipamentos incluindo ferramentas para a escrita, telefones, computadores, recursos audiovisuais, pranchas de comunicação, campainhas de emergência, máquina Braille, recursos de telecomunicação para surdos, equipamentos de comunicação alternativa); 
  • mobilidade na comunidade (movimentar-se na comunidade e utilizar transporte público ou privado como caminhar, dirigir, andar de bicicleta, pegar táxi ou ônibus); 
  • gerenciamento financeiro (uso dos recursos financeiros, planejamento financeiro a curto e longo prazo);
  • gerenciamento e manutenção da saúde(desenvolvimento, gerenciamento e manutenção de rotinas saudáveis e de promoção do bem estar como exercícios físicos, nutrição adequada, cuidados com hábitos que colocam a saúde em risco e rotina na ingestão de medicamentos); 
  • estabelecimento e manutenção da casa (casa, jardim, quintal, carro, manutenção e conserto de roupas e objetos da casa, conhecimento para identificar e solicitar ajuda para reparos);
  • preparação de alimentos e limpeza (planejamento, preparação e habilidade de servir refeições balanceadas nutricionalmente, habilidade para higienizar os alimentos e limpar os utensílios após a refeição); 
  • observância religiosa (participar adequadamente, seguindo as regras dos cultos religiosos) procedimentos de segurança (conhecimento e habilidade de procedimentos de segurança, habilidade de agir em situações inesperadas, pedir auxílio); 
  • compras (preparação de lista de compras, seleção, compra e transporte de itens, seleção de método de pagamento, uso adequado do dinheiro).

                   Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe com seus amigos!

                                    Fonte: Centro de Terapia Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário