sexta-feira, 4 de julho de 2014

Perda Auditiva e Desenvolvimento Infantil

Os problemas auditivos em crianças podem ocorrer antes, durante e após o nascimento, e com crianças de todas as idades. Eles  podem, de forma negativa, influenciar no desenvolvimento infantil. Vamos conferir?
 
 
Implicações da perda auditiva no desenvolvimento da criança:
 
 
# Atraso na aquisição da fala;
 
# Alteração no processamento auditivo;
 
# Distúrbios na integração dos estímulos auditivo-visual;
 
# Dificuldade com abstração;
 
# Problemas de aprendizagem e desempenho escolar;
 
# Distúrbios articulatórios, tanto a nível de produção, compreensão e expressão verbal.

 
O audiologista do seu filho irá fazer muito mais do que testar e avaliar a perda auditiva do seu filho. Ele ou ela também irá lhe apresentar inúmeras soluções e oportunidades para que seu filho desfrute  o mundo dos sons de novas maneiras. Não podemos esquecer que o acompanhamento de um fonoaudiólogo é fundamental para ajudar no desenvolvimento  da criança.
 
 
Os pais também podem ajudar seu filho a ouvir melhor e, consequentemente, no seu desenvolvimento  seguindo as seguintes dicas:
 
  • Obter a atenção de seu filho antes de falar. Chamar o nome do seu filho ou sinalize. Certifique-se que você tem a atenção de seu filho (por exemplo, o contato visual) antes de falar.
 
  • Fique perto enquanto está falando. De pé perto e mantendo-se ainda na altura da criança ajuda-o a ouvir melhor e ser menos distraída por movimentos.
 
  • Fique perto de seu filho quando se fala. Olhando para as suas expressões faciais e movimentos dos lábios pode ajudá-lo a entender melhor.
 
  • Fale em tom claro e audível de voz. Fale devagar e use palavras simples. Gesticular pode ser útil. 
 
  • Dê instruções claras e inequívocas. Use frases simples e faça todas as instruções claras e concisas.
 
  • Verifique se há compreensão. Certifique-se de que seu filho entenda o que está sendo dito. Observe sua expressão facial. Como alternativa, peça ao seu filho para reformular ou repetir instruções dadas.
 
  • Dê tempo para que seu filho responda as suas perguntas. Seja paciente e positivo: uma criança ansiosa e autoconsciente vai sentir ainda mais dificuldades para responder.
 
  • Seja positivo e encorajador. Seja sensível aos sentimentos do seu filho. Seja positivo sobre a aprendizagem do seu filho e celebre todo o progresso alcançado, não importa quão pequeno for.
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: hearing.siemens.com

Um comentário:

  1. excelente o blog, parabéns ao idealizador e aos colaboradores. Sou mãe de paciente da clínica e vem me ajudando muito. fiquem com Deus.

    ResponderExcluir