quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Problemas Associados a Disortografia

 
 

Perceptivos:

  • Deficiência na percepção e na memória visual auditiva
  • Deficiência a nível espaço temporal (correta orientação das letras), discriminação de grafemas com traços semelhantes e adequado acompanhamento da sequencia e ritmo da cadeia falada.

Linguístico:

  • Problemas de linguagem – dificuldades na articulação
  • Deficiente conhecimento e utilização do vocabulário

 

Afetivo-emocional:

  • Baixo nível de motivação

Pedagógicas:

  • Método de ensino não adequado, (utiliza frequentemente o ditado, não se ajusta à necessidades diferenciais e individuais dos alunos, não respeitando o ritmo de aprendizagem do sujeito).

O que você  pode fazer?

Encorajar as tentativas de escrita da criança, mostrar interesse pelos trabalhos escritos e elogiá-la.
Incitar a criança a elaborar os seus próprios postais e convites, a escrever o seu diário no final do dia como rotina.
Chamar a atenção da criança para as situações diárias em que é necessária a utilização da escrita. Incite a criança a ajudá-la na elaboração de uma carta.
Não valorize demasiado os erros ortográficos da criança uma vez que estes já são motivo de repreensão e frustração demasiadas vezes.
Não corrija simplesmente os seus erros mas tente antes procurar a solução com a criança (ex.: "qual a outra letra que podemos usar para fazer esse som?").
Recorra a livros de atividades que existem no mercado que permitem à criança trabalhar os vários casos de ortografia.
Não sobrecarregue, contudo, a criança com trabalhos e fichas que a cansem demasiado e a levem a ver as atividades acadêmicas como desagradáveis.
Também é preciso brincar!

Este conteúdo foi útil para você? 
Compartilhe com seus amigos!
Resultado de imagem para deixe o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário