quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Como trabalhar com alunos com desvio fonético e fonológico


Um recadinho para os professores!
1º) Repetir somente a palavra correta para que a criança não fixe a forma errada que acabou de pronunciar.


2º) É importante que o professor articule bem as palavras, fazendo com que as crianças percebam claramente todos os fonemas.


3º) Uma criança que falta às aulas regularmente por problemas de audição, como otites frequentes, requer maior atenção.


4º) Os professores devem ser bem orientados em relação a estes fatores e , para isto, é preciso que haja interação entre eles e os fonoaudiólogos.


5º) O ato da fala é um ato motor elaborado e, portanto, os professores devem trocar informações com os educadores esportivos e professores de Educação Física, que normalmente observam o desenvolvimento psicomotor das crianças.


6º)  O ideal é que a criança faça uma avaliação fonoaudiológica antes de iniciar a alfabetização, além de exames auditivos e oftalmológicos.


Assim que perceber alterações na fala de um aluno, o professor deve evitar que a criança seja constrangida em sala de aula ou chamar a atenção para o fato. O recomendável é que não se espere muito tempo para avisar a família e procurar um fonoaudiólogo

No caso de uma criança pronunciar incorretamente uma palavra, o professor deve apenas repeti-la da forma correta. Não há necessidade de lhe dizer que a pronúncia está errada. Isso lhe causaria grande constrangimento. A autoestima da criança está em jogo e é nosso dever, como educadores, mantê-la elevada.
Fique ligado!


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