O aprendizado é um processo bastante complexo e exige um conjunto de pré requisitos para que o indivíduo esteja preparado para assimilar e usar o que está lhe sendo ensinado. Ter prontidão para o aprendizado escolar significa estar apto e possuir habilidades para executar tarefas específicas. Confira!
O desenvolvimento e a evolução das funções específicas como: a linguagem oral, esquema corporal, percepção auditiva e visual, orientação espacial e temporal, lateralidade, análise e síntese, coordenação motora e a memória cinestésica são extremamente necessárias à preparação para a alfabetização, por serem elas as menos conhecidas e as quais mais frequentemente se relacionam com sérios problemas que envolvem os distúrbios de aprendizagem.
A prontidão para aprender é a soma das características que facilitam ou retardam a aprendizagem. Alguns fatores característicos e importantes para esta são: a maturação, as experiências passadas e a motivação.
É importante ressaltar que para iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita, a criança precisa ter alcançado um certo nível de desenvolvimento global, ou seja, físico, intelectual, afetivo, social e das funções específicas.
O treinamento de funções específicas intensifica-se no decorrer do curso de educação infantil, mas estas funções já foram iniciadas na criança desde o nascimento. É preciso que os pais deem apoio e incentivo para que a criança veja na escola a alegria de descobrir um mundo novo.
Esta matéria foi útil para você? Deixe o seu comentário!
Crédito: Said Samira P. de Souza (Fonoaudióloga Clínica)
Nenhum comentário:
Postar um comentário