De 5 a 6 anos a maioria dos processos fonológicos (trocas dos sons) já foram superados, entretanto ainda são esperados: simplificação de encontro consonantal e simplificação de consoantes final. Confira!
A simplificação de encontro consonantal ocorre quando a criança elimina um dos membros do encontro em geral a consoante líquida (prato – “pato”).
A simplificação de consoantes final ocorre quando a criança elimina ou substitui a consoantes final do vocábulo ou sílaba (tambor – “tamboi” ou “tambo”)
Marcos do Desenvolvimento
Vocabulário
- A criança apresenta acima de 10.000 palavras;
Narrativa
- Mantém a organização temporal dos fatos, mesmo omitindo ainda alguns fatos secundários, que não prejudicam o entendimento da narrativa.
- Não insere mais fatos que não sejam verdadeiros só para manter a narrativa; se não lembra, diz que não lembra.
Habilidades Conversacionais
- Inicia e mantém conversação por muitos turnos. Conversa com mais de uma pessoa ao mesmo tempo sobre assuntos ausentes e abstratos;
- Uso de períodos simples e composto, incluindo subordinados com “pois” e “para que”. Exemplos:
- “Eu vou por o vestido nela para que ela fique bonita”
- “Vamos desenhar esse, pois é o mais bonito!”
- Uso de tempos verbais: pretérito mais que perfeito e condicional. Exemplos:
- “Eu já tinha feito esse desenho antes de você chegar”
- “E se você fizesse um bolo de laranja para mim?”
- Uso correto dos verbos irregulares mais utilizados.
As diferenças entre a linguagem infantil e a linguagem do adulto não são tão óbvias depois que a criança completa cinco/seis anos de idade. Nesta idade, a criança tem, todavia, problemas com alguns aspectos gramaticais especialmente difíceis para ela, como são a concordância entre o sujeito e o verbo e as formas irregulares do presente e do passado.
No entanto, a estrutura básica de quase todas as frases que a criança consegue produzir parece ser a mesma da gramática do adulto. Será na escola, e em especial nas lições de língua materna, que ela, com a ajuda do professor, irá superar alguns dos problemas de concordância.
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Crédito: Fonoaudiologia e Pediatria
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