O excesso de vaidade pode prejudicar o desenvolvimento físico e psicológico de seu filho. Saiba como evitar isso desde cedo!
A vaidade é o desejo de atrair a atenção e a admiração de outras pessoas. Ela é boa quando impulsiona crescimento pessoal. Mas se torna ruim quando começa a dominar a rotina e se torna um objetivo de vida.
Para ensinar os filhos pequenos a serem vaidosos, na medida certa, o melhor jeito é pelo exemplo. Se a mão ou o pai são extremamente vaidosos, podem reforçar esse comportamento nos filhos.
Por isso, os pais devem saber dosar a preocupação com a vaidade e dar exemplos também da importância de outros valores como a inteligência, a honestidade, a humildade, etc.
O excesso de vaidade não é determinante para o surgimento do individualismo e do egoísmo, mas pode colaborar para o desenvolvimento dessas características.
Andrea Ramal, doutora em Educação pela PUC - Rio, acrescenta que crianças vaidosas demais de tornam competitivas e com desejo de se sobressair mais que as outras. "Com isso, acabam não sendo crianças cooperativas", diz Andrea.
Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!
Fonte: Site Educar para Crescer
Nenhum comentário:
Postar um comentário