segunda-feira, 10 de junho de 2013

Psicomotricidade: o corpo em movimento

 
É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. 


 Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
 

Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.

O Psicomotricista

É o profissional da área de saúde e educação que pesquisa, avalia, previne e trata do Homem na aquisição, no desenvolvimento e nos transtornos da integração somato-psíquica e da retrôgenese.
 


Quais são suas áreas de atuação?

Educação, Clínica, Consultoria, Supervisão, e Pesquisa.
 


Qual a clientela atendida?

Crianças em fase de desenvolvimento; bebês de alto risco; crianças com dificuldades/atrasos no desenvolvimento global; pessoas portadoras de necessidades especiais: deficiências sensoriais, motoras, mentais e psíquicas; família e a 3ª idade.
 


Mercado de trabalho Creches; escolas; escolas especiais; clínicas multidisciplinares; consultórios; clínicas geriátricas; postos de saúde; hospitais; empresas.
 
 
 
Este trabalho visa mostrar a importância do desenvolvimento psicomotor da criança em relação ao processo ensino-aprendizagem, apresentando as diferentes linguagens corporais e as suas influências e contribuições para a formação do educando, a fim de tornar o ensino mais prazeroso e significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário