Todos os pais desejam que seus miudinhos cresçam, se desenvolvam e sejam felizes. Para tal os pais necessitam promover a autonomia de seu filhos. Ser autônomo é a capacidade de assumir responsabilidades, mesmo que sejam pequenas, considerando as necessidades pessoais e do outro. Incentivar sempre a criança a cuidar dos seus pertences e dos materiais de uso comum é sempre importante. Esse desenvolvimento significa ajudá-las a progredir na definição da própria identidade , no conhecimento e na valorização de si mesmas.
A essência da autonomia consiste no fato de que as crianças se tornem capazes de tomar decisões por elas mesmas. O que é diferente da liberdade completa. A autonomia significa ser capaz de considerar os fatores relevantes para decidir qual deve ser o melhor caminho da ação. E mais: assumir as responsabilidades de sua escolha.
Não se trata de deixar a criança decidir sempre sozinha, assim como também não devemos abusar da autoridade de pais. É preciso possibilitar que a criança expresse seu desejo, aprenda a fazer escolhas e assim desenvolva sua autonomia.
Na medida em que a criança pode escolher e decidir ela tem a possibilidade de desenvolver a capacidade de discernir entre o certo e o errado, de acordo com suas convicções e os valores transmitidos por sua família.
Os pais podem e devem ajudar no desenvolvimento da autonomia da criança incentivando-a a aprender, demonstrando interesse pelas coisas dela, dialogando, dando responsabilidades , desde que ela já esteja pronta para assumir, brincando e proporcionando momentos em que a criança possa fazer suas escolhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário