sexta-feira, 7 de junho de 2013

Dicas da Fonoaudióloga! - Amamentação

 

 
  A necessidade de sucção do bebê é um reflexo involuntário, que surge dentro da barriga da mãe. Após seu nascimento este reflexo garante a sua sobrevivência, ou seja, sugando o seio materno ele conseguirá seu alimento.



  O seio da mãe, para o bebê, funciona como uma continuação do cordão umbilical.
O bebê se sente protegido, nutrido, seguro, calmo e amado no seio da mãe.
 

  O seio da mãe é o melhor bico existente, pois, ele se encaixa direitinho na boca do bebê, proporcionando condições ideais para a movimentação da língua e dos músculos do rosto, impedindo assim o mau crescimento e a flacidez desta musculatura.
 
 
  Quando o bebê pega corretamente o seio da mãe( bico+a maior parte escura (aréola)),ocorrerá o fechamento perfeito da boca, assim o bebê é obrigado a respirar corretamente pelo nariz, evitando futuros problemas na fala e na formação dentária.



 

  O abocanhamento correto da aréola evita dores e rachaduras no bico do seio.
 

  O posicionamento do bebê enquanto ele mama é importante para que ele possa se organizar globalmente e receber estímulos sensoriais e proprioceptivos. É importante que a cabeça esteja bem apoiada (nem tão pra frente, nem tão pra trás), para que a língua seja trazida para frente.
 

  Evite amamentar o bebê deitado, pois o leite pode chegar até o ouvido, provocando infecções (as chamadas otites), que se ocorrerem com frequência pode levar a surdez.
 

  É importante que a mãe ao amamentar aconchegue o bebê ao seio, de preferência nu, para que a criança receba o calor de seu corpo, sinta a textura de sua pele e possa perceber a proximidade, a segurança e o amor de quem o carregou durante os meses de gestação.
 

  Durante a amamentação a língua fica em posição correta ( que é importante para a fala) e não há entrada de ar na boca do bebê, diminuindo as chances de ter cólicas, fazendo-o mamar mais.
 

  A ansiedade, dor e dúvidas podem inibir o reflexo da descida do leite. Vale lembrar que:

 
1. O simples fato de colocar o dedinho dentro do canto da boca do bebê para que ele solte o seio, evita rachadura, a dor e todos os incômodos que esta causa.

2. O ato da mãe contemplar o bebê estimula e facilita o vínculo entre os dois.

3. Uma conversa agradável durante a mamada pode ajudar o bebê a sugar melhor, quanto mais ele suga, mais leite é produzido.

4. Embalar o bebê acalma e estimula o equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário