"Carioca é..." instiga pedestres a definir identidade carioca
Foi um projeto de conclusão de curso que inspirou a designer Bárbara Coelho a criar os cartazes “Carioca é...”, em estilo lambe-lambe, que agora se espalham pela cidade.
Imitando uma placa de nome de rua, os cartazes têm um convidativo espaço em branco para que as pessoas completem a frase da forma que acharem melhor. “Os cartazes funcionam como um questionário em grande formato que sugere “carioca é…’. Os pedestres sacam canetas, tinta, batom e preenchem com elogios, xingamentos, criticas, sugestões e desabafos. Protegidos pelo anonimato, revelam partes da verdadeira identidade carioca”, explica Bárbara.
O projeto acabou virando uma intervenção urbana, estimulando debates sobre as transformações por que passa a cidade e sobre o papel do cidadão carioca em meio a esse contexto. Há também espaço para os cariocas apaixonados, claro.
“Algumas respostas, como a que questiona o valor do ônibus, acabam sendo compartilhadas e gerando debate”, diz Bárbara, que, ao longo de sete meses, já espalhou os cartazes pelo Centro, por Botafogo e no Grajaú.
A ideia é que a intervenção ganhe autonomia e se espalhe por toda a cidade. Para isso, o o cartaz está disponível para download gratuito na internet. Se você ainda não encontrou nenhum para completar por aí, pode baixar e colar o seu no seu bairro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário