Passo 1: Perceber que copiar não é bom!
Estimule seu filho a aproveitar a oportunidade da pesquisa para aprender. Pesquisar não é copiar e colar. Envolve selecionar informações, interpretá-las e se posicionar redigindo um texto próprio.
Verifique se seu filho entendeu qual enfoque do tema foi solicitado pelo professor.
Ajude seu filho a listar quais questionamentos podem ser feitos sobre o assunto em questão e o que ele gostaria de descobrir a respeito deste tema.
Estimule seu filho a colher mais informações sobre o mesmo assunto, mesmo que sejam discordantes. Assim, ele terá uma visão mais completa do tema.
Aproveite este momento para explicar que nem tudo que está na internet é verdadeiro. Oriente-o a pesquisar em sites de institutos, grupos de pesquisa, universidades, revistas, jornais etc.
Depois de selecionar e interpretar os dados, é hora de pensar no trabalho escrito. Certifique-se de que ele contenha a apresentação do tema (Introdução), as informações relevantes sobre o tema (Desenvolvimento) e a Conclusão.
O texto de uma pesquisa deve ser escrito pelo aluno, sem copiar e colar da internet. Caso ele tenha gostado muito de uma ideia, mostre que ele pode fazer uma citação, dando os créditos para o autor.
Passo 8: Redigir a Conclusão
A conclusão serve para o aluno retomar o que aprendeu com o trabalho. Depois da pesquisa escolar feita, pergunte ao seu filho do que ele mais gostou, o que ele descobriu de mais interessante...
Lembre seu filho de que ele precisa mostrar as referências da onde tirou as informações de seu trabalho, isso inclui livros, sites e até vídeos.
O toque final demonstra cuidado e dedicação ao trabalho. O Sumário deve mostrar, na ordem, os itens de cada conteúdo da pesquisa e a respectiva página em que se encontra. Na capa, coloque nome da escola, título do trabalho, nome do professor, ano e turma.
E aí, gostou das nossas dicas? Agora seus trabalhos vão arrasar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário