Como jogar dominó clássico: veja as regras do jogo das pedrinhas! Aprenda as regras do clássico jogo de dominó!
Você usa as peças do seu dominó para brincar de derrubá-las? Mude um pouco! Veja abaixo as regras para jogar dominó profissional com os amigos!
O que é preciso para jogar dominó?
- Um jogo com 28 peças de dominó;
- De 2 a 4 jogadores.
Como jogar dominó clássico:
1. Antes de tudo, faça um sorteio para saber qual será a ordem de jogadas. Cada participante escolhe uma peça do monte. Quem tirar a peça que tem o maior número de pontinhos começa. Por exemplo: quem tira a peça 6-6 é o primeiro. Se ninguém tirou a peça, começa quem tirou 6-5, por exemplo, e assim por diante.
2. As peças são embaralhadas novamente, e cada jogador escolhe 7 peças. Se há menos que 4 jogadores, algumas peças devem continuar no bolo, viradas para baixo.
3. O jogador que começa a partida deve colocar uma peça na mesa.
4. O próximo jogador deve colocar na mesa uma peça sua que tenha o mesmo valor da peça jogada pelo primeiro oponente. Por exemplo: se a peça que está na mesa é uma com 6 bolinhas de um lado e 5 bolinhas do outro, é preciso colocar uma peça que tenha ou 6 bolinhas de um lado ou 5 bolinhas do outro.
5. O jogador seguinte deve acrescentar mais uma peça à mesa, sempre combinando o número de bolinhas com as duas peças que estão nas extremidades. O jogo vai formando uma cobrinha, como na foto abaixo:
6. Se o jogador não tem peças que correspondem ao número das extremidades, ele pode pegar peças que estão viradas no bolo, uma por uma, até encontrar a peça que precisa. Se não houver bolo de peças viradas para baixo, o jogador passa a vez.
7. Vence o jogador que tiver descartado todas as suas peças na mesa.
8. Se ninguém mais tiver peças para combinar com as que estão na mesa, deve-se contar os pontos das peças que sobraram nas mãos de cada adversário. Quem tiver menos pontos, vence!
Que tal trabalhar com os alunos as regras do dominó e depois se divertir com a garotada?
Fonte: Revista Recreio
Nenhum comentário:
Postar um comentário