segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dicas da Fisioterapeuta! - Tai Chi Chuan

 

Tai Chi Chuan, corpo e mente integrados
 
 
Quem nunca ouviu falar do Tai Chi Chuan, a técnica milenar praticada pelos chineses, que busca integrar corpo e mente, conferindo uma série de benefícios a seus praticantes?
 
 
 
Mas, você sabia que no Tai Chi Chuan a suavidade e a flexibilidade superam a dureza e a rigidez? Isso mesmo. O exercício, que engloba também uma filosofia de vida, enfatiza a harmonia como um meio de melhorar o desenvolvimento da mente e das habilidades físicas. “A técnica integra o corpo e a mente, a respiração e o movimento, as mãos e os pés.
 
 
 O corpo inteiro se torna integrado e se move como um todo. A mente é usada para dirigir a energia e movimentar os membros do corpo. E o movimento impulsiona o sangue através do sistema, ajudando no funcionamento adequado dos órgãos internos”, explica a fisioterapeuta Camila Souza.
 
 
 
A técnica é composta de movimentos abertos, redondos e relaxados, designados a estabilizar o equilíbrio. Isso ajuda todo o corpo a executar suas funções de maneira eficiente, sem a intervenção do trabalho de cada órgão. “Além disso, com conhecimento de como se exercitar corretamente e com determinação e disciplina, adquirimos a saúde natural”, ressalta Camila.
 
 
 
A prática do Tai Chi Chuan ainda impacta no Sistema Nervoso Central e pode auxiliar na melhora funcional dos outros nove sistemas orgânicos do corpo: esquelético, muscular, circulatório, linfático, excretor, endócrino, nervoso, digestivo e órgãos sensoriais.
 
 
 
Alguns benefícios da prática constante do Tai Chi Chuan:

  • - aumento da vitalidade, dando mais energia e disposição; - aumento da atenção e concentração mental;
 
  • - desenvolvimento pleno do potencial mental;
 
  • - equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo; - conquista da serenidade e o equilíbrio das emoções;
 
  • - auxílio na prevenção e redução do estresse e da sobrecarga mental;
 
  • - aumento da flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular em todo o corpo; - superação dos medos e limites.
  •  

Se você se interessou e deseja iniciar no Tai Chi Chuan, aí vão algumas dicas da fisioterapeuta para garantir seu bem-estar:
 
 
  • 1 - Pratique com regularidade, para que os benefícios sejam maiores.
 
  • 2 - Sempre que possível, treine em ambientes naturais, onde o ar fresco possa circular.
 
  • 3 - Permaneça relaxado e alegre durante o treinamento, pois muitos dos benefícios obtidos através do Tai Chi Chuan são de natureza mental.
 
  • 4 - Use roupas confortáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário