domingo, 24 de maio de 2015

Como identificar alunos com atraso na fala

Resultado de imagem para atraso na falaÉ importante que os educadores observem a fala da criança nas diferentes situações do dia a dia escolar. Na dúvida, converse com os pais e peça uma avaliação fonoaudiológica!

Durante a aquisição da linguagem a criança passa pelo que chamamos de processos fonológicos, em geral caracterizados pela simplificação da fala do adulto como as trocas de sons e as omissões. 


Estes processos vão sendo superados à medida que a criança  adquire maior domínio linguístico, mas quando são incompatíveis com a sua idade e dependendo do tipo de "troca" que ela realiza é necessário uma avaliação fonoaudiológica para identificar as causas desse desvio.


Normalmente aos 2,0 anos a criança já é capaz de produzir corretamente palavras com fonemas mais simples como: /p/, /b/, /t/, /d/, /k/, /g/, /m/, /n/, /v/ e /f/. Por exemplo: Pato, Vaca, Gato


Dos 2,0 aos 3,0 anos espera-se que a criança adquira os  fonemas mais complexos como /s/, /z/, /ch/, /j/, /l/ e por volta dos 3,6 anos o R de Rato e Rua começa a ser produzido. 


Fonemas mais complexos como /lh/, /r/ (de barata), começam a ser adquiridos a partir dos 4 anos e os encontros consonantais podem ser adquiridos até por volta dos 6 anos e meio.


Se pensarmos então em uma criança de 4 anos que substitui os fonemas /k/ e /g/ por /t/ e /d/ (Por exemplo, diz: “tachorro e tavalo” ao invés de “cachorro e cavalo") é importante encaminhar para uma avaliação fonoaudiológica o mais cedo possível, uma vez que  por volta dos dois anos já se espera que produza os fonemas /k/ e /g/ corretamente.


É muito comum que os pais sejam orientados a aguardar até os 5 anos para que a fala se desenvolva, entretanto esse tempo de espera pode agravar as dificuldades sociais e de aprendizagem da criança e quanto maior a espera mais longo se torna o processo de intervenção.


Outra questão importante são as trocas de fonemas sonoros (que fazem vibrar as pregas vocais) por surdos (que não fazem vibrar as pregas vocais), como por exemplo, dizer:

         / Faca/ ao invés de/ Vaca/;
         /Tanone/ ao invés de /Danone/;
         /Pola/ ao invés de /Bola/;


Por isso é importante que os educadores observem a fala da criança nas diferentes situações do dia a dia escolar. Na dúvida, converse com os pais e peça uma avaliação fonoaudiológica!

Lembre–se: aos 3 anos a criança já deve apresentar uma fala bastante compreensível apesar de ainda existirem processos a serem superados.


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Fonte: Fonoaudiologia em Foco

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