sábado, 28 de fevereiro de 2015

O Fonoaudiólogo e a Gagueira

Resultado de imagem para gagueiraO fonoaudiólogo trata a gagueira em crianças e adultos. Nossa clínica possui profissionais especializados no tratamento dela! Entre em contato!

Gagueira é uma perturbação da fala, de origem psicomotora, que se caracteriza por repetição de sons e sílabas ou paradas involuntárias, ou seja, por interrupção da fala por inseguranças, excitações e bloqueios em todas as situações de comunicação, inclusive na leitura. 


Gaguejar diante do chefe, ao apresentar uma desculpa pelo atraso é muito diferente de fazê-lo na rotina do dia-a-dia, ler um texto em voz alta ou pedir pão na padaria.


Os tratamentos fonoaudiológicos procuram enfocar a aprendizagem motora de técnicas a serem usadas durante a fala; os tratamentos psicológicos tendem a enfocar os aspectos emocionais que interferem na fala da pessoa que gagueja. Eles são considerados tratamentos complementares e sua eficácia depende da base teórica que os fundamenta, do profissional que os aplica e também da pessoa que gagueja.


É normal a criança demorar um pouco mais para falar determinadas palavras ou gaguejar entre os  2 e 3 anos de idade, chamada de "Gagueira do Desenvolvimento". Na oportunidade, deve-se procurar um fonoaudiólogo para realizar  avaliação e tratamento para que esta fase seja apenas  uma fase e a gagueira não se instale.


Está precisando de tratamento para a gagueira? Marque uma consulta!


Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!
Resultado de imagem para curti

Nenhum comentário:

Postar um comentário