sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Dica da Psicóloga!

Erros - aprenda a lidar ... Quem nunca errou? Quem nunca passou por alguma situação onde acabou falando: “Onde é que eu estava com a cabeça?” “Como é que eu fui me meter nessa confusão?” “Porque eu disse isso?” ou “Porque eu não disse nada?”. São as frases típicas que a gente diz depois de ter percebido que errou feio.



E são essas situações que te colocam em todo tipo de sofrimento emocional. São as situações onde você fica se sentindo um burro, um desengonçado ou inadequado.
 
 
Onde começa o erro
 
Todo erro de comportamento, ou seja, tudo o que você fez e que deu errado começa sempre na "cabeça". Isso mesmo. Para você errar, para dizer uma bobagem ou para fazer uma bobagem, tudo isso começa com um pensamento. Algo te passa na cabeça que tanto pode bloquear boas atitudes como te faz agir descontroladamente e cometer enganos terríveis.
 
 
Quando a gente não pensa direito, e erra, a gente cria ansiedade, raiva, tristeza, culpa, estresse. Você deve achar estranho eu dizer que é você quem cria em você mesmo todos esses sentimentos tão ruins. Você deve estar achando que com você não é assim, você tem raiva porque o outro é que te provocou. Você é ansiosa porque sua vida é difícil. Mas eu vou te mostrar como isso tudo começa dentro da sua mente.
 
 
Essa é uma boa noticia, porque isso prova que o processo para mudar isso tudo começa com você mudar esses sentimentos ruins. Porque o mundo é muita mais difícil de ser mudado e você não tem o poder de mudar mais ninguém a não ser você mesmo. Você tem muito mais possibilidade de se transformar do que acredita.
 
 
Como mudar
 
Como mudar a si mesmo? Um dos caminhos é a  terapia, pois a psicoterapia atua como um autotransformador. É você aprendendo a realizar a sua auto superação.
 
 
Na psicoterapia você descobre quais são os erros que você está cometendo com você mesmo, e pode aprender tanto a errar menos como também a  aceitar mais e não ficar tão  ansioso, não ficar mais tão depressivo não carregar mais tanta culpa por conta de erros que só demonstram que você é um ser humano.
 
 
Como é a ajuda do psicólogo?
 
Ele te ajuda a mudar a sua maneira de pensar. Esse pensamento de desanimo, que não dá vontade de sair da cama, esse pensamento de raiva que dá vontade de matar um, esse pensamento de que você vale menos do que os outros. Tudo isso e muitos outros.
 
 
A palavra cognição significa pensamento. A terapia cognitiva é uma terapia do seu pensamento. O ser humano tem uma capacidade de raciocínio maravilhosa. Todo sentimento e comportamento que você tem estão diretamente relacionados com o seu pensamento. O pensamento é a porta de entrada para as suas emoções. E as emoções são a porta de entrada para o comportamento.
 
 
 
O mais importante para você ser o dono da sua vida é saber tomar as rédeas de seus pensamentos. Assumir o controle da sua própria cabeça. Não se deixar levar pelo o que os outros acham bom para você ou o que você acha que os outros pensam de você.
 
 
 
Para resolver esse redemoinho psicológico é que a Psicoterapia  tem uma série de técnicas que te coloca no comando da sua cabeça. O que a terapia faz é te dar consciência dos seus próprios padrões de pensamento, ou seja, nós vamos entender como a sua cabeça está funcionando, o que está dando errado na sua vida e aí aplicamos estratégias para corrigir isso tudo. Você pode corrigir, só depende de saber como fazer isso. O que não dá é você continuar com suas decepções, medos, ansiedades, depressão e todo tipo de problema e erros.
 
 
 
Ou até dificuldade em executar uma atitude. A pessoa sabe o que deveria fazer, mas não faz! Ela trava. Não se mexe. Não dá um passo, sabe tudo o que deveria fazer, mas não faz. Essa falta de atitude nunca é à toa. Sempre tem alguma causa interna. Qual? Cada um tem a sua. Por isso é que a terapia é individual. Para gente te analisar dentro da sua realidade.

 
Procure ajuda especializada sempre que necessário! A CTIM - Clínica de Terapias Integradas de Madureira pode lhe ajudar! Marque uma consulta!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário