Descubra como melhorar o desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual incorporando na rotina escolar o convívio com animais. Vamos conferir?
Objetivos:
★ Trabalhar de forma correta com animais no tratamento da deficiência intelectual.
★ Melhorar a autoestima, coordenação motora, atenção e a verbalização.
★ Desenvolver o cuidado com si mesmo e a motivação.
★ Diminuir comportamentos agressivos.
Há muitos anos especialistas destacam as vantagens em se trabalhar com animais como forma de ajudar no desenvolvimento de pessoas e, principalmente, de crianças com deficiências. Porém, foi a infinidade de dizeres sobre o assunto, somado à falta de pesquisas realmente comprovadas, que motivou as psicólogas especialistas em Educação Especial Patrícia Sidorenko de liveira Capote e Maria da Piedade Resende da Costa a desenvolverem suas dissertações de mestrado nesse campo, o que resultou agora no livro Terapia Assistida por Animais.
O livro se destina tanto a profissionais (psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e professores de Educação Física) como também aos pais de crianças com deficiência intelectual, que buscam a melhoria da qualidade de vida de seus filhos e seu desenvolvimento psicomotor, por meio de uma prática que coloca o animal como parte integrante e principal do tratamento.
Acompanhe a entrevista concedida por Patrícia à equipe do Guia Prático e veja as suas sugestões de como colocar em prática os benefícios que podem trazer o convívio com animais dentro de uma escola, principalmente com crianças com deficiência intelectual.
Dica Esperta!
É preciso lembrar que há necessidade de que os animais sejam saudáveis e limpos. É necessária uma boa alimentação, consultas com médico veterinário devem ser periódicas e os animais serem vermifugados. Isso acarreta gastos. É preciso avaliar todos esses aspectos antes de inserir o trabalho de TAA.
Interagir com os animais pode contribuir para o desenvolvimento das crianças porque elas sorriem mais, brincam, melhoram a atenção; ajuda nas verbalizações.
Dica esperta!
Formar parcerias com profissionais que estão envolvidos com algum tipo de trabalho desse gênero pode ser interessante para a escola que deseja implantar esse tipo de atividade com animais.
Este conteúdo ajudou você?
Fonte: Guia Prático da Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário