O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal
assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios
de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de
idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Para obter um ensino mais eficiente é possível a utilização de novas técnicas didáticas consistindo numa prática inovadora e prazerosa. Dentre essas técnicas temos o lúdico, um recurso didático dinâmico que garante resultados eficazes na educação, apesar de exigir extremo planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada.
O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois ele estimula as várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor numa aula diferente e criativa, sem ser rotineira. Palavras Chaves: educação, ensino, lúdico, jogo, dinâmico, educador, valores.
Iremos, durante esta semana, dar várias dicas de jogos que podem auxiliar o professor no processo de alfabetização dos alunos. Hoje Teremos o jogo de Trilhas! Vamos conferir!
Jogos na Alfabetização - Trilha de Figuras
É fundamental que
o professor saiba o que os alunos estão aprendendo, quando participam desses
jogos, pois nenhum deles mobiliza todos os princípios do sistema alfabético de
escrita. Ao tomar consciência sobre os objetivos didáticos que estão implicados
nos jogos disponibilizados aos seus alunos, o professor pode se organizar melhor
e decidir acerca das outras atividades que precisará desenvolver, para que os
aprendizes se apropriem de outros conhecimentos não contemplados pelos
jogos.
Essa matéria foi útil para você? Deixe o seu comentário!
Fonte: Jogos de Alfabetização - CEEL/UFPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário