O bom crescimento das crianças está muito relacionado com sua alimentação. Um equilíbrio de nutrientes na alimentação infantil é fundamental para estimular o desenvolvimento das crianças. Para prevenir deficiências no crescimento e desenvolvimento das crianças é importante prestar atenção não somente no cálcio, mas também nos micronutrientes e macro nutrientes. Confira!
Quais alimentos não podem faltar na dieta das crianças em crescimento? Quais nutrientes são os mais importantes para o desenvolvimento das crianças?
Nutrientes para as Crianças
Macro nutrientes para as crianças. No crescimento das crianças, os três princípios imediatos conhecidos como macro nutrientes não devem faltar nunca.
1. Proteínas: são elementos imprescindíveis para a formação de músculos e ossos. As proteínas são necessárias para fortalecer o sistema imunológico e aumentar as defesas. As carnes, os peixes, os ovos e os lácteos são alimentos com alto valor proteico.
2. Hidratos de carbono: São necessários para proporcionar energia e combustível. Devemos escolher hidratos de carbono complexos como cereais, frutas, massas, pão, etc.
3. Lipídios: as gorduras são necessárias para o bom funcionamento do sistema nervoso. Os lipídeos ou gorduras mais saudáveis são as gorduras insaturadas e ricas em Ômega 3, que estão presentes nos pescados como anchova, sardinha e o atum, e no azeite de oliva.
Micronutrientes para as crianças. Estão compostos por vitaminas e minerais. Nesse segmento é especialmente importante o cálcio, que está presente nos lácteos e em menor quantidade nos vegetais, pescados ou frutos secos. Os alimentos mais ricos em ferro são as carnes, os vegetais, os legumes e as frutas.
Como preparar a comida para as crianças
A partir do primeiro ano de vida, a criança já pode comer quase tudo, exceto alguns frutos secos. Por isso, a oferta de alimentos deve ser variada e as formas de preparo também. Oferecendo à criança uma variedade maior, terá a oportunidade de ir provando de tudo e experimentando novas texturas e sabores.
Os lácteos podem estar presentes em sobremesas, molhos ou cremes. Do mesmo modo, as verduras podem ser oferecidas em creme ou purês, mas também em pedaços inteiros, para que a princípio experimentem inclusive com as mãos na hora de comer. O importante é facilitar sua aceitação, inicialmente com sabores suaves e logo depois acrescentar alguma novidade em cada semana. Esse mesmo princípio deve se aplicar para as carnes, pescados e ovos.
Os preparos devem ser fáceis de fazer, com ingredientes e cozimentos simples, usando o azeite de oliva na medida certa e sem abusar do sal em todos eles.
Esta matéria foi útil para você? Deixe o seu comentário!
Fonte: Guia Infnatil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário