O catarro é uma infecção das vias respiratórias altas, caracterizada pela tosse, secreções, mucosidade e obstrução nasal, dificultando a respiração da criança. É um sintoma que sofrem as crianças muitas vezes e que pode causar-lhes dores de cabeça, dores no corpo, etc.
O catarro é uma mistura de proteínas, água e restos celulares produzidos pela mucosa para proteger as vias aéreas. Sua função é filtrar o ar que respiramos que normalmente é infectado por bactérias e outras impurezas.
É uma infecção causada por um vírus (existem cerca de 200 do resfriado), muito comum na infância. São mais frequentes quando a criança começa a ir à creche ou à escola, já que se encontrará repentinamente exposta a novos vírus.
Tratamento do catarro em crianças e bebês
Convém que, antes da mamada ou das comidas, administre ao bebê ou à criança, umas gotas de soro fisiológico, além de dar-lhes muito líquido para beber. É importante que a criança aprenda a soar o nariz corretamente. Em caso de maiores complicações com sinusite, otite, bronquite, etc., deve-se consultar um pediatra.
Para aliviar o catarro de uma criança, se pode fazer uma inalação de mentol que é a melhor maneira de desobstruir os seios nasais e aliviar o entupimento e dores de cabeça associada a eles.
Numa bacia de água bem quente, coloque um pequeno cristal de mentol e faça a criança inalar o vapor produzido. Se deve ter muito cuidado para que a criança não se queime. Só se pode administrar remédio às crianças e aos bebês, com a autorização ou indicação do médico.
Esta matéria foi útil para você? Deixe o seu comentário!
Fonte: Guia Infantil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário