O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois ele estimula as várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Confira os jogos de hoje!
Jogos na Alfabetização - Baralho Forma Palavras
Como defendem Debyser (1991) e Vever (1991), entendemos que os “jogos de
linguagem”, tão freqüentes nas mais variadas culturas, permitem introduzir, na
sala de aula, um espaço de prazer e de ampliação das capacidades humanas de
lidar com a linguagem, numa dimensão estética, gráfica e sonora. Vever (1991),
ao enfocar especificamente os “jogos com palavras”, observa que este tipo de
atividades tem uma essência de materialidade lúdica.
Tal materialidade, segundo
o autor, “...torna os signos palpáveis: nos damos conta de que as palavras não
são feitas apenas de fonemas e grafemas, mas de sons e de letras e que estes
sons e estas letras dialogam de uma palavra a outra, em correspondências tão
polifônicas, que os sentidos acabam sempre misturando-se e embaralhando-se. ...
Brincar com as palavras torna-se, então, jogar com a substância da expressão:
sons, letras, sílabas, rimas... e com os acidentes de forma e de sentido que
esta manipulação encerra” (VEVER, 1991, p.27).
Jogos na Alfabetização - Letras Atrapalhadas
Para selecionar os
jogos a serem usados, o professor pode, inicialmente, fazer um levantamento das
brincadeiras conhecidas pelas crianças. Verá que muitas delas brincam com a
língua, quando cantam músicas e cantigas de roda; recitam parlendas, poemas,
quadrinhas; desafiam os colegas com diferentes adivinhações; participam do jogo
da forca, de adedonha (também chamado de “stop ortográfico” ou “animal, fruta,
pessoa, lugar”) ou de palavras cruzadas, dentre outras brincadeiras. Ou seja, o
professor pode se valer dos jogos que as crianças já conhecem e que, juntamente
com outros que ele introduzirá, ajudam a transformar a língua num objeto de
atenção... e reflexão.
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Fonte: Jogos de
Alfabetização - CEEL/UFPE
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