O professor
continua sendo um mediador das relações e precisa, intencionalmente, selecionar
os recursos didáticos em função dos seus objetivos, avaliar se esses recursos
estão sendo suficientes e planejar ações sistemáticas para que os alunos possam
aprender de fato. Mrech (2003, p. 128)
Jogos na Alfabetização - Baralho Fonológico
Jogos na Alfabetização - Quem Escreve sou Eu
Objetivos didáticos:
- consolidar as correspondências grafo fônicas,
conhecendo as letras e suas correspondências sonoras
- escrever palavras com fluência, mobilizando,
com rapidez, o repertório de correspondências grafo fônicas.
Dicas ao professor:
Consolidar as correspondências grafo fônicas é
uma aprendizagem fundamental para os alunos em processo de alfabetização. Levar
os alunos a escrever palavras, compará-las com as cartelas de correção e com a
escrita de outros colegas é uma prática que os leva a tentar registrar todos os
fonemas, já que esse procedimento é necessário para que se ganhe o jogo. Com
isso, os alunos estarão refletindo sobre as unidades sonoras e suas
correspondências gráficas, para que seja possível o registro de palavras.
Para o
professor, recomendamos que proponha outras atividades que possibilitem a
sistematização das correspondências grafo fônicas, ou seja, atividades que os
levem os alunos a perceber todas as relações entre fonemas e letras. Assim, os
alunos podem, por exemplo, ser solicitados a escrever, e duplas ou
individualmente, palavras sorteadas, corrigindo-as posteriormente,
registrando-as no quadro para apreciação do grande grupo e/ou com a ajuda dessas
palavras escritas em cartões e dispostas em quadros de pregas.
Esta matéria foi útil para você? Deixe o seu comentário!
Fonte: Jogos de Alfabetização - CEEL/UFPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário