domingo, 10 de setembro de 2017

Quando buscar ajuda de um psicólogo para a criança?

Muitos adultos têm dúvidas sobre a necessidade de buscar  ajuda psicológica para seu filho. No atendimento de Psicologia Infantil, as crianças têm a oportunidade de expressarem suas vivências, emoções e de maneira lúdica e muito divertida, falarem sobre si mesmas.

Embora as crianças manifestem em geral comportamentos que indicam quando algo não está bem, a grande maioria dos pais reluta em procurar ajuda de um psicologo infantil. 
Resultado de imagem para PSICOLOGIA infantil

Os pais tendem a pensar que a criança está passando apenas por uma fase, que será superada sozinha. Ou se sentirem culpados, receosos de que a terapia com o psicólogo para crianças possa apontar que eles têm alguma responsabilidade pelo sofrimento de seus filhos.
Resultado de imagem para PSICOLOGIA infantil

Motivos pelos quais os pais procuram um Psicólogo:

- Dificuldades de aprendizagem
- Pesadelos
- Distúrbios alimentares
- Enurese (xixi na cama)
- Agressividade 
- Hiperatividade.
- Bullying
- Separação de Pais
- Insegurança
- Isolamento
- Timidez


Benefícios da Psicologia Infantil

A criança passa a comunicar através do brincar suas dificuldades emocionais, apresentando melhora significativa em casa e na escola. Além disso, caso a criança permaneça no atendimento com o psicólogo o tempo necessário, terá maiores chances de se tornar um adolescente e, posteriormente, um adulto mais consciente de si e de seus próprios sentimentos e emoções. Assim como no atendimento de jovens e adultos, no infantil o profissional irá lhe acompanhar e ajudar a encontrar novos caminhos ou dar um novo significado aos já existentes, tendo como objetivo a felicidade e o bem estar pessoal da criança.
 Resultado de imagem para PSICOLOGIA infantil
Como é realizada a psicoterapia infantil

No início da psicoterapia, o psicólogo realiza entrevistas iniciais com os pais para reunir informações sobre a história da criança e da família. Além disso, ao longo da terapia infantil, são realizados encontros periódicos com os pais. Após uma entrevista com os pais da criança, no qual verifica-se eventuais traumas ou dificuldades vivenciadas pela família, O trabalho do  psicólogo infantil inclui visitas à escola e outros locais de convivência da criança para compreender de forma vasta suas vivências.


Durante a psicoterapia - Ludoterapia, o psicólogo utiliza recursos lúdicos para compreender os sentimentos, angústias e fantasias que a criança expressa através das brincadeiras. 
Resultado de imagem para PSICOLOGIA infantil

O profissional capacitado na área de psicologia, entende a forma como a criança se expressa,  expõe seus sentimentos e,estabelece o período de tratamento que julgar necessário.

Fonte: Psicóloga Verônica Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário