domingo, 12 de junho de 2016

Relação fraternal


A relação entre irmãos na infância às vezes não é nada fácil: o mais velho vê aquela nova pessoinha chegando para roubar a atenção que antes era só dele e, enquanto isso, o caçula percebe que o vínculo entre o irmão e os papais já é bem forte. Tem como não dar briga? Se o ciúme é inevitável, existem algumas medidas que você pode tomar para estender a bandeira branca em casa.
ciumesIntervalo maior entre os filhos = Algumas mamães preferem ter filhos em idades bem parecidas, mas o aconselhável é dar uma diferença de pelo menos três anos entre eles. Dessa forma o primeiro já vai estar andando e minimamente independente, sem querer o colo que agora está sendo dado para um novo irmãozinho.

“Amo os dois igualmente!”= Os pais podem ser grandes responsáveis na ciumeira que surge em casa. Quando um filho é mais calmo e obediente que o outro, é natural que os pais sintam uma leveza maior nessa relação, mas deixar isso transparecer na frente de um outro filho só vai piorar o relacionamento de vocês.
crianças emburradas
Exclusividade para cada um de vez em quando = Passar um tempo com a família toda é sempre uma delícia, mas que tal desenvolver a relação com seus filhos de maneira individual? É ideal que o papai e a mamãe tirem alguns momentos para dar atenção exclusiva a cada filho: isso vai eliminar a competição por atenção e fazer cada pequeno se sentir único.

Deixe seu filho mais velho se sentir parte da novidade= Um dos grandes problemas de ter um novo bebê é que o filho mais velho pode se sentir deixado de lado, mas isso nunca vai acontecer se ele estiver envolvido em todo processo. Deixar ele ajudar na escolha do nome, ensinar a segurar as perninhas enquanto você troca a fralda e mostrar o quanto ele é importante ajuda na dinâmica da casa.

Seu filho mais velho ainda é criança= Quando uma criança menor chega em casa, os pais costumam colocar uma pesada carga em cima dos filhos mais velhos falando para ele agir como um menino grande. O problema é que até pouco tempo ele era o bebê da casa e repreendê-lo dessa forma só vai internalizar sentimentos ruins. A chave é entender o que aquela criança está querendo ao se comportar igual ao irmão mais novo e dar atenção a essas vontades.

Comparar os dois filhos cria a ideia de competição = Um combustível poderoso para incentivar o ciúme entre irmão é ficar comparando os dois dizendo que um é melhor em tal tarefa que o outro. Isso coloca os irmãos em lados opostos em que precisam lutar para ser melhor que o outro.

Exercite a união entre os seus filhos= Inventar brincadeiras em que um precise do outro é uma ótima forma de unir seus filhos. Incentive o espírito colaborativo mostrando a eles que, quando agem juntos, eles têm mais chances de ganhar um jogo ou convencer a mamãe a ligar a TV, por exemplo.
05
Valorizando a individualidade dos seus filhos = Por mais que compartilhem os mesmos genes, nenhuma criança é igual a outra. Por isso não é uma boa ideia falar para a criança se comportar como o irmãozinho ou fazer ele gostar de um alimento só porque a outra criança gosta. Um dos pequenos vai se sentir desfavorecido e o resultado com certeza vai ser o aumento dos ciúmes.

Conheça o temperamento de cada filho= As crianças mais quietinhas tendem a não pedir muita atenção, mas isso não quer dizer que elas não querem. Esteja sempre atenta e pronta para dar afeto ao seu pequeno, mesmo que ele seja discreto e não peça.

Preste atenção nas brigas repetidas= Crianças não conseguem disfarçar quando estão com ciúmes, então a mamãe pode identificar quais situações mais colocam os seus filhos em lados opostos. Trabalhe em cima dessa questão até ambos se sentirem seguros e valorizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário