domingo, 15 de maio de 2016

Fonoaudiólogo: confira como esse especialista pode ajudar nossos filhos


332 - Capa
Pediatra, dentista e nutricionista são alguns dos médicos que as crianças sempre vão, mas alguns outros como o fonoaudiólogo só costumam aparecer de vez em quando. Será mesmo? Nessa matéria a gente descobre que eles estão mais presentes na vida dos nossos filhos do que a gente pensa e vê que esses profissionais podem ajudar os nossos pequenos em áreas que a gente nem imaginava.
Fonoaudiólogo: confira como esse especialista pode ajudar nossos filhos


Relação do fono com os nossos bebês começa na maternidade

Mesmo que os bebês ainda não saibam falar, eles são cuidados por fonoaudiólogos desde cedo. Esses profissionais estão nos hospitais fornecendo orientações sobre o aleitamento materno para a equipe médica e para as mães, além das avaliações e tratamentos feitos com crianças que têm dificuldades de amamentação.


É na maternidade também que os fonoaudiólogos fazem duas avaliações que são muito importantes para a vida futura do bebê – os testes da orelhinha e da linguinha. “O teste da orelhinha detecta precocemente alterações auditivas e o da linguinha avalia se o freio lingual está encurtado, o que significa restrição no movimento da língua e dificuldades na amamentação e fala”, explica a fonoaudióloga Ana Carolina Cravo.

Fonoaudiólogo pode ajudar nossas crianças a comerem melhor

Esse assunto é polêmico, mas Ana Carolina confirma que o excesso de chupetas e mamadeiras pode causar alterações na boca contribuindo para dificuldades na hora de mastigar e de engolir. É nessa hora que o trabalho de um fonoaudiólogo entra em cima. “A fonoterapia estabelece o equilíbrio funcional e motor das estruturas envolvidas na respiração, mastigação, deglutição e fala”, conta.
Fonoaudiólogo: confira como esse especialista pode ajudar nossos filhos

Saiba quando procurar o fonoaudiólogo para resolver problemas de fala

O fonoaudiólogo é conhecido por ajudar crianças com problema na fala, mas será que é preciso esperar até a idade da fala completa para procurar ajuda? Os primeiros balbucios acontecem perto do primeiro ano de vida, as primeiras palavras ao redor de  um ano e as primeiras frases perto dos 2 anos. “Caso os pais desconfiem que a criança esteja com o desenvolvimento muito abaixo do esperado para a faixa etária ou se sua fala é ininteligível, com muitas trocas e omissões, é aconselhável fazer uma sessão com um fonoaudiólogo”, diz Ana Carolina. 
No consultório o fonoaudiólogo vai avaliar e orientar os pais sobre o que eles devem fazer. “Muitos pais não sabem como estimular e brincar com seus filhos. Uma boa orientação do fonoaudiólogo sobre como eles podem auxiliar nas dificuldades dessa criança pode ter um resultado rápido e eficaz”, revela a profissional.
Ana Carolina Cravo é fonoaudióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e tem especialização em voz no centro de Estudos da Voz. CEV – SP. Fonoaudióloga dos Canais Esporte Interativo e Professora de voz do Curso Profissionalizante de locução de Rádio – Escola de Rádio.
Fonte: https://playkidsapp.com/family/2016/04/fonoaudiologo-ajudar-filhos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário