sexta-feira, 19 de julho de 2013

Papel, lápis e diversão! - Dicionário

 
 
Com apenas um pedaço de papel e um lápis ou caneta, é possível entreter as crianças nas férias. Esta brincadeira dá pra brincar dentro de casa, no apartamento, ou até mesmo no carro. 

Chame a família, os amigos e toda a criançada para brincar junto!
 
 

5. Dicionário

Idade: a partir de 10 anos
Número de participantes: 4 ou mais
 
 


Como brincar: Além de lápis e papel, essa brincadeira exige um dicionário. Se for daqueles bem grandes, melhor! Cada rodada terá um mestre, que ficará com o dicionário. Ele deve abrir em uma página aleatória e escolher, dessa página, uma palavra pouco usual.
 
 


Os outros jogadores, quando ouvirem a palavra, devem tentar criar um significado para ela (não necessariamente o certo, mas o mais criativo!), escrever em um pedaço de papel e entregar para o mestre, que deve copiar o significado certo em outro pedaço.
 
 


O mestre, então, lê todos os significados em voz alta, e os jogadores devem votar naquele que julgarem ser o correto. A pontuação funciona assim: cada pessoa que ganhou um voto ganha um ponto; quem votou na definição correta, ganha dois; e caso ninguém tenha acertado, o mestre ganha três pontos. Na próxima rodada, escolhe-se um novo mestre.
 
 


O que desenvolve: "Com esse jogo, os participantes conhecem palavras diferentes e aumentam o vocabulário", comenta a professora Maria Ângela Barbato, da Faculdade de Educação da PUC.
 
 


Um toque a mais: "Que tal criar frases que juntem o maior número de palavras novas? Dessa forma, é mais fácil ainda lembrar os significados", sugere a professora. Ou então fazer a mesma brincadeira em inglês.
 
 
 
Crédito: Bruno Lanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário