Como competir é importante, mas cooperar é fundamental, então, que seja um por todos e todos por um! Vamos conferir!
Por Juliana Lambert
Objetivos:
★ Desenvolver a noção de influência das ações individuais sobre o todo e a consciência necessária para agir de acordo com o objetivo de um grupo;
★ Exercitar a convivência, a parceria, a cooperação e a responsabilidade;
★ Possibilitar o estabelecimento da comunicação necessária para o delineamento de estratégias;
★ Trabalhar o desapego a regras anteriores;
★ Oferecer espaço para a criatividade e disponibilidade para o novo.
Faixa etária: a partir do 1º ano.
Quando as crianças chegam ao Ensino Fundamental, elas ainda são egoístas e se sentem como o centro do universo. Durante as brincadeiras e jogos, mesmo quando interagem com os demais coleguinhas, elas raramente concedem e cooperam. Como esse tipo de comportamento precisa ser trabalhado, inclusive para evitar futuras frustrações e até inabilidades sociais, embora exista uma série de recursos, entre eles se destaca os jogos cooperativos, que podem ser facilmente introduzi-los na dia a dia escolar.
Considerados ideais para combater a excessiva valorização dada ao individualismo e à competição exacerbada, que ocorre tanto na escola quanto na sociedade, durante a aplicação deles, não há vencedores nem vencidos, pois eles apenas exigem a cooperação dos participantes. Dessa forma, ao mesmo tempo em que divertem a criançada, diretamente, eles ainda proporcionam o desenvolvimento cognitivo e motor, enquanto que, indiretamente, também despertam a ideia de cooperação e sua importância para o relacionamento humano.
Para saber mais:★ 150 Jogos Não Competitivos para Crianças - Cynthia Mac Gregor (Editora Madras)
★ Brincando e Aprendendo com Jogos Cooperativos - Reinaldo Soler (Editora SPRINT)
★ Educação Para a Paz: Promovendo Valores Humanos na Escola Através da Educação Física e dos Jogos Cooperativos - Carlos Velázquez Callado. (Editora Projeto Cooperação)
★ Brincando e Aprendendo com Jogos Cooperativos - Reinaldo Soler (Editora SPRINT)
★ Educação Para a Paz: Promovendo Valores Humanos na Escola Através da Educação Física e dos Jogos Cooperativos - Carlos Velázquez Callado. (Editora Projeto Cooperação)
Jogos tradicionais X jogos cooperativos
Os primeiros, na maioria das vezes, se resumem apenas em competições. Já os segundos requerem somente cooperação, mesmo quando há coalizões (nome dado as equipes) que tentam chegar a um objetivo comum. Mas para entender a fundamentação e os benefícios que os jogos cooperativos trazem, basta observar o quadro comparativo que segue e, então, envolver as crianças em atividades que exigem colaboração no momento de atingir uma meta pré-estabelecida.
★ Divertem apenas algumas crianças.★ Algumas crianças se sentem perdedoras.
★ Algumas são excluídas por falta de habilidades especificas.★ Estimulam a desconfiança e o egoísmo.★ Criam barreiras entre as crianças.★ Os perdedores saem e apenas observam a atividade, na maioria das vezes, de forma apática.★ Estimulam o individualismo e o desejo de se mostrar superior ao outro.★ Reforçam sentimentos de depreciação, rejeição, incapacidade e inferioridade entre os perdedores.★ Fortalecem o desejo de desistir frente às dificuldades.★
Poucos são bem-sucedidos.
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★ Divertem todas as crianças.
★ Todas as crianças se sentem ganhadoras. ★ Todas se envolvem de acordo com suas próprias habilidades. ★ Estimulam o compartilhar e o confiar. ★ Criam pontes entre as crianças. ★ Os jogadores ficam juntos e desenvolvem suas capacidades, até o jogo se encerrar por si mesmo. ★ Ensinam a ter senso de unidade e solidariedade. ★ Desenvolvem e reforçam conceitos de "AUTO" (autoestima, auto aceitação etc.) ★ Fortalecem o desejo de perseverar frente às dificuldades. ★ Todos encontram um caminho para se desenvolver. |
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Fonte: Guia Prático para Professores do Ensino Fundamental I
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