Se seu filho está tendo dificuldade com o funcionamento do dia-a-dia em casa - alimentação, higiene, vestuário, brincar ou na escola - ela deve ser avaliada por uma Terapeuta Ocupacional Infantil. Marque uma consulta com nossa terapeuta!
O tratamento é concebido para apoiar a criança e sua família quando encontram dificuldades em qualquer uma das seguintes áreas: Motricidade grossa, Motricidade fina, Lateralidade, Brincar, Comportamento, Sensorial.
Escola e Atividades de Vida Diária
- Alimentação
- Higiene
- Vestuário
Habilidades Motora Fina
- Dificuldade preensão do lápis
- Dificuldade graduação da força na escrita
- Letra ilegível e lentidão escrita
- Dificuldade com manuseio da tesoura
- Dificuldade em manipular as ferramentas, como faca, garfo, colher
- Dificuldade de definição da mão dominante destro ou canhoto (lateralidade indefinida) 2-3 anos
- Dificuldades com cores, desenho, traçado
- Dificuldade para amarrar os sapatos, fazer botões(abotoar e desabotoar),abrir/fechar zíper, desembrulhar uma bala, abrir um pacote de biscoito, enroscar e desenroscar, utilizando utensílios domésticos
Habilidades Motora Grossa e Lateralidade
- Falta de coordenação motora, desastrada
- Confunde os movimentos de esquerda e direita
- Baixo tônus muscular
- Falta de equilíbrio
- Pobres habilidade com bola
- Medo de pés saindo do chão
- Dificuldade de coordenação de ambos os lados
- Dificuldade cruzamento da linha média
Atraso no Desenvolvimento
- Dificuldade nas etapas de desenvolvimento de sentar, engatinhar e andar
- Dificuldade motricidade grossa, fina e lateralidade um nível adequado para idade
- Dificuldade alcançar, preensão, soltar, transferir um objetos de uma mão para outra.
- Habilidades bimanuais (uso de ambas as mãos) para manipular explorar objetos de vários tamanhos
Problemas Integração Sensorial
- Reação excessiva hipersensibilidade para som, toque ou movimento,
- Em resposta a certas sensações ou seja, alta tolerância à dor, não percebe cortes / machucados
- Em constante movimento, saltando, batendo, batendo -agitação psicomotora
- Facilmente distraídos por estímulos visuais ou auditivas
- Emocionalmente reativa
- Dificuldades de lidar com a mudança
- Incapacidade de auto-regulação
Desordens do espectro autista e Síndrome de Asperger
- Dificuldades de interação social
- Dificuldades com o processamento sensorial
- Dificuldades com a mudança para novos ambientes
- Excessivamente centrada (fixações objetos por exemplo, carros, trens e dinossauros)
- Não lidar no ambiente escolar
Dificuldade de Aprendizagem
- Incapaz de se concentrar e focar na escola
- Facilmente distraídos
- Dificuldade em seguir instruções e completar o trabalho
- Fadiga com o trabalho escolar
- Controle pobre do impulso
- Hiperatividade ou de baixa energia
- Dificuldade para aprender novo material
Processamento Visual
- Dificuldade viso-motora e viso-espacial
- Espaçamento e tamanhos de letras
- Contato visual pobre
- Dificuldades com o acompanhamento e cruzamento da linha média
- Dificuldade de encontrar objetos entre outros objetos
- Dificuldades de cópia de quadro
- Confunde direita e esquerda
Brincadeiras, Jogos e Brincar
- Dificuldade brinquedos encaixar, empilhar, montar e desmontar
- Precisa de orientação de adultos para iniciar o jogo
- Dificuldade de imitação
- Não explora os brinquedos de forma adequada
- Participa de jogos repetitivos por horas, por exemplo alinhando brinquedos
- Dificuldade interação com os colegas / irmãos nas brincadeiras
Está com dúvidas? Marque uma consulta com nossa Terapeuta Ocupacional!
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Johanna Cordeiro Melo Franco Terapeuta Ocupacional Infantil Bobath e Integração Sensorial
Nenhum comentário:
Postar um comentário