sábado, 15 de novembro de 2014

Estratégias promotoras do desenvolvimento da linguagem da criança

Qual o papel do contexto familiar e da estimulação precoce da criança na aquisição e desenvolvimento da linguagem? Vamos conferir as explicações da Drª Lúcia Magalhães, Terapeuta da Fala.
 
 
O desenvolvimento da criança resulta da interação de várias áreas (cognição, desenvolvimento motor, linguagem, socialização, entre outras), tendo por base um conjunto de fatores biológicos, psicológicos e emocionais, assim como um meio propiciador de experiências (Sim-Sim, 1998).
 
 
Por sua vez, a família é o contexto imediato da criança, onde decorrem uma série de acontecimentos, interações e aprendizagens que vão influenciar todo o desenvolvimento futuro da criança (Sim-Sim, Silva & Nunes, 2008).
 
 
Tendo em consideração a importância de uma estimulação precoce, serão apresentadas um conjunto de estratégias potenciadoras para o desenvolvimento da linguagem da criança nos seus primeiros anos de vida:
 
  • Fale com o seu filho sempre que possível
  • Use uma linguagem contingente
  • Reformule e expanda os enunciados da criança
  • Procure usar uma linguagem correta
  • Narrar e descrever o que a criança está a fazer
  • Conclusões e referências bibliográficas


A cada faixa etária, a criança depara-se com novos desafios perante o mundo que a rodeia, estando sempre num processo constante de aprendizagem e desenvolvimento, no sentido de dar respostas o mais ajustadas possível nos contextos (Sim-Sim, 1998).


Neste sentido, os pais representam um papel fundamental como primeiros intervenientes na aquisição e desenvolvimento da linguagem do seu filho, tal como referem os autores: “Ao conversar com a criança, o adulto desempenha o papel de “andaime”, interpelando-a, clarificando as suas produções, expandindo os enunciados que a criança produziu e providenciando modelos.” (Sim-Sim, Silva & Nunes, 2008).
 
 
Em suma, além de ler e refletir acerca da informação apresentada, o objetivo final apela à prática e ação das estratégias propostas, ajustando-as conforme as necessidades comunicativas da criança e os desafios do meio. Este processo é gradual, progressivo e bidirecional entre pais / criança, onde ambos aprendem e onde aquele que dá, também recebe!
 
 
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Crédito: Drª Lúcia Magalhães, Terapeuta da Fala

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