A detecção de problemas na primeira infância é fundamental para um diagnóstico antecipado, o que garante uma melhor qualidade de vida à criança. Paralelamente a outros teste, o teste da linguinha tem se mostrado primordial no primeiro mês de vida do bebê.
O teste da linguinha é uma avaliação do frênulo da língua(popularmente chamado de “freio da língua”) para verificar se ele está preso, o que dificulta a amamentação dos bebês.
O teste é simples e indolor. Trata-se apenas de elevar a língua do bebê para verificar se o frênulo se encontra muito próximo da ponta da língua. Ele pode ser realizado por qualquer profissional da área da saúde habilitado para isso.
Quando o bebê tem a língua presa, ele tem dificuldades na sucção, vai mamar com dificuldade e não vai ganhar peso adequadamente. Consequentemente, a mãe vai ser orientada a trocar o seio pela mamadeira, o que não é recomendado nos primeiros meses de vida.
Na infância, a língua presa faz com que a criança tenha problemas na fala, o que gera desconforto na escola.
Em alguns municípios paulistas e no estado do Mato Grosso do Sul, o teste já é obrigatório. Em outros estados, a obrigatoriedade do procedimento nos serviços de saúde está em vias de aprovação.
O teste da linguinha é um procedimento simples e que contribui para uma melhor qualidade de vida tanto do bebê, quanto da mãe.
Procure ajuda especializada! A CTIM - Clínica de Terapias Integradas de Madureira pode te ajudar! Entre em contato conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário