O TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos. Estes pensamentos são ideias persistentes, impulsos ou imagens que ocorrem de forma invasiva na mente da pessoa, gerando muita ansiedade e angústia.
A pessoa portadora de TOC tenta ignorá-los ou eliminá-los através de ações que são intencionais e repetitivas. Geralmente reconhece que seu comportamento é excessivo ou que não há muita razão para fazê-lo.
As obsessões ou compulsões acarretam grande estresse, consomem tempo (mais de uma hora por dia) ou interferem bastante na rotina normal, no trabalho ou nas atividades sociais e relacionamentos interpessoais.
Obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos repetidos e indesejados que causam ansiedade e/ou desconforto.
1- Preocupações com contaminação
1- Preocupações com contaminação
2- Dúvidas obsessivas
3- Pensamentos de morte ou ou dano à saúde em relação a si mesmo ou aos outros
4- Medo de não controlar o impulso e ferir ou agredir alguém física ou verbalmente
5- Preocupações com blasfêmias e/ou insultos
Compulsões e rituais são comportamentos repetitivos, feitos sempre da mesma forma, e são executados para aliviar a ansiedade.
Exemplos:
- rituais de checagem
- rituais de repetição
- rituais de contagem
- rituais de simetria
Veja as compulsões típicas do TOC através do personagem interpretado por Jack Nicholson, no filme "Melhor Impossível".
Alguns trechos do filme "Melhor é impossível", do diretor James L. Brooks, com o ator ganhador do Oscar de Melhor Ator Jack Nicholson. O filme retrata com doses de humor, drama e romance, situações vividas pelo personagem Melvin Uddal (Jack Nicholson), que tem Transtorno Obsessivo Compulsivo (T.O.C.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário