Uma criança que fosse incentivada a brincar durante muito tempo sozinha, tenderia a apresentar comportamentos de isolamento. De outro lado, caso fosse estimulada a somente estar em grupos, tenderia, com o passar do tempo, a apresentar problemas de concentração.
É importante, pois, os pais permitirem tanto que seus filhos tenham seus momentos dedicados a brinquedos individuais como massinhas, jogos de memória, quebra-cabeças, entre outros, como também momentos de convívio com os colegas, inclusive até mesmo usando os brinquedos que utilizam nas suas brincadeiras solitárias.
A observação que as crianças fazem das pessoas e das situações é de fundamental importância para o comportamento social delas. Observando, aprendem as diferenças sexuais como a dos seios e a dos órgãos genitais. Depois de adquirirem um certo conhecimento do mundo, aos 3 anos, elas já têm iniciativas de falar de si mesmas ou das pessoas que estão ao derredor delas, iniciando as trocas de ideias.
A partir desta idade, contar histórias, desenvolver a imaginação das crianças ouvindo as histórias que elas inventam e desenvolver atividades teatrais com elas é o reconhecimento de que as crianças já estão caminhando para se tornarem indivíduos na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário