Além da mamografia, ressonância magnética, ecografia e outros exames de imagem que podem ser feitos para identificar uma alteração suspeita de câncer de mama, é necessário fazer uma biópsia do tecido coletado da mama.
Nesse material da biópsia é que a equipe médica identifica se as células são tumorosas ou não. Caso seja feito o diagnóstico, os médicos irão fazer o estudo dos receptores hormonais para saber se aquele tumor expressa algum ou não, além de sua classificação histológica. O tratamento para o câncer de mama vai ser determinado pela presença ou ausência desses receptores na célula maligna, bem como o prognóstico do paciente.
Na consulta médica
Chegando ao consultório com a mamografia suspeita para câncer de mama, o médico fará perguntas sobre seu histórico familiar da doença, idade, data de início da menstruação, se você já está na menopausa e outras questões relacionadas a fatores de risco. Depois, fará a análise da mamografia e da biópsia a fim de encontrar o diagnóstico.
Caso você já tenha recebido o diagnóstico de câncer de mama, é importante tirar todas as suas dúvidas com o médico e não deixar nada escapar. Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo a consulta sobre câncer de mama:
- Se não entender o médico, peça que repita com termos mais simples ou usando desenhos
- Leve um caderno para a consulta e anote os pontos mais importantes e para levar dúvidas anotadas para as consultas
- Caso queira informações adicionais sobre seu caso, peça a seu médico que indique livros, sites ou artigos
- Prefira levar um acompanhante para ajudar na assimilação de novas informações.
Câncer de Mama: fique de olho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário