Os pais podem e devem dizer "não" aos filhos - Saiba como nesta entrevista cedida pela psicóloga Margarida Chagas para o Nós Mulheres
- Como dizer não para os filhos?
Psicóloga: Existem várias formas, a primeira e mais simples, é simplesmente dizer não. As pessoas precisam interpretar o "dizer não" como um ato de amor e não o contrário, como muitas vezes acontece.
A criança que tem limites torna-se um adulto com capacidade de enfrentamento, com alto grau de tolerância a frustrações e, desta forma, é claro, uma pessoa mais feliz em seus diversos papeis. O "não" na hora certa proporciona o "sim" em grandes oportunidades.
- Como fazê-los entender que não pode certas atitudes?
Psicóloga: Além de conversas esclarecedoras, filhos precisam de exemplos, lembrem-se que na infância os pais são "super heróis" e crianças também aprendem por repetição de comportamento. Desta forma, uma criança que convive em ambiente ético, que é tratada com amor e respeito, certamente desenvolverá estas características.
- A partir de que idade já entende o 'não' dos pais?
Psicóloga: Desde muito pequenos, a princípio não entendem o significado da palavra, mas, reconhecem gestos e comportamentos de "não aprovação" pais.
Alguns estudos demonstram que a criança, até os 8 anos, costuma aprender apenas com o "sim", ou seja, acreditam que os pequenos desenvolvem as atitudes que foram valorizadas pelos pais. Neste caso, elogiar o certo, é o melhor caminho.
- Como estabelecer regras na educação do filho?
Psicóloga: Mais importante do que estabelecer as regras é ter disciplina e segui-las, ou seja, só conseguimos ensinar hábitos duradouros quando não abrimos exceção sempre que nos é necessário. Os filhos, pelo menos quando pequenos, costumam responder as nossas ações.
Esta matéria foi útil para você ? Deixe um comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário