quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Guia do Estudante - Como evitar repetições no texto?

Produzir bons textos é a preocupação da maioria das pessoas. Há quem pense que, para escrever bem, basta acertar a pontuação e a ortografia. Dois outros textos sobre produção textual foram publicados recentemente no Conversa: O que é clareza textual? e Como escrever com objetividade?

Quais os usos do QUE e como evitar sua repetição?
A palavra que pode pertencer a mais de uma classe e exercer diversas funções sintáticas. Morfologicamente, ele pode ser substantivo, pronome, advérbio, conjunção, interjeição, partícula de realce.
 
 
Exemplos:
 
Não sei o QUÊ fazer para resolver o problema. – É usado com o sentido “que coisa” e é sempre acentuado; pode ser precedido por artigo, numeral ou um pronome adjetivo.
 
 
Aquele é o homem QUE arranjou emprego. – É um pronome relativo e refere-se a um termo anterior.
QUE horas são? – É um pronome interrogativo.
 
 
QUE linda canção ouvimos no rádio. – Funciona como advérbio, realçando o adjetivo presente na oração.
 
 
Temos certeza de QUE nosso plano dará certo. – Conjunção integrante da oração completiva nominal.
 
 
QUÊ? Você ainda não tomou seus remédios? – É usado com interjeição e é sempre acentuado.
 
 
Qual QUE é a sua casa? – Funciona apenas como uma partícula de realce (não pertence a nenhuma das dez classes de palavras da língua portuguesa)e não possui função na oração.
 
 
Um dos problemas da produção textual é o uso excessivo da palavra QUE, tornando o texto repetitivo e demonstrando o desconhecimento do autor sobre as possibilidades da língua. Observe o exemplo abaixo:
 
 
Solicitei-lhe que me remetesse a mercadoria que me prometera a fim de que eu pudesse saldar os compromissos que tinha assumido.
 
 
Veja como fica o período sem a repetição:
 
 
Solicitei-lhe a remessa da mercadoria prometida a fim de que eu pudesse saldar os compromissos assumidos.
 
 
 
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