domingo, 10 de maio de 2015

Dislexia e sucesso escolar

Resultado de imagem para dislexiaA Dislexia interfere diretamente no sucesso escolar da criança, por isso requer que a escola e família tenham atitudes que não comprometam a autoestima dessa criança (individuo, pois o portador de Dislexia não se restringe a idade). 

Diante disso, segue algumas dicas que a família deve ter diante de um filho ou parente que é portador desse transtorno da leitura e escrita.


1- Seja claro:
Deixar claro para essa criança (indivíduo) que a Dislexia é um transtorno conhecido, comum e que todos estão aptos para apoiá-lo e principalmente ajuda-lo. Que ele não está sozinho e que tem a todos para fazer com que possa se desenvolver plenamente, tanto no que tange ao contexto escolar quanto ao contexto social
2- Momento de silenciar e de falar:
Dar-lhe atenção especial e estimular o diálogo, pois o portador da Dislexia muitas vezes fica tímido e se retrai, evitando assim o diálogo por receio de não ser tratado bem pelas pessoas. Diante dessa realidade é imprescindível que a família estimule o diálogo, que as dúvidas comuns que todo filho tem possam ser expostas respeitando assim o modo e o ritmo como a criança fala. É uma questão de silenciar para poder escutar seu filho, um treinamento constante de escuta pois toda criança precisa se expor e ela quer ser escutada.
3- Respeitar o ritmo de cada um:
Quando presentear seu filho com algum livro, certifique-se que o livro é indicado para a faixa etária dele. Não se pode exigir que a criança seja igual às outras, pois nenhuma pessoa é igual, cada uma tem sua particularidade – as pessoas também tem ritmos diferentes e é preciso respeitar esses ritmos.
4-  Evitar constrangimentos:
Evite impor que a criança leia em publico e, caso seja necessário, é importante dar um tempo para que ela possa se preparar e ter confiança, evitando constrangimentos e frustrações. É importante que os pais também orientem a equipe pedagógica em relação a isso, pois o constrangimento é muito negativo para o desenvolvimento da confiança e da autoimagem do ser humano.
5- Destacar os pontos positivos de seu trabalho: 
Essa atitude estimula a criança a continuar produzindo e estudando. Elogiar uma pessoa não é ruim, não estraga a pessoa, ao contrário é muito importante pois auxilia na construção de sua auto-imagem. Além de ser uma motivação para que essa criança continue a se desenvolver bem e plenamente suas atividades.
6-  Aceitar os erros e distrações:
Não somos perfeitos por isso erramos. Pai e mãe também erram, então, por que os filhos tem que ser perfeitos? O que tem que ser (quase) perfeito é o seu amor por seu filho. Se seu filho errou, se distraiu e não se saiu bem numa prova ou na hora de uma leitura, tudo bem, afinal é importante tentar e continuar sempre tentando, pois as experiências também são uma aprendizagem.
A leitura para quem é portador de Dislexia não é uma atividade fácil, pois como vimos, por questões neurobiológicas, requer um esforço maior. Além de que ler não é só um ato mecânico, pois também envolve compreensão o que nem sempre é fácil para o portador da dislexia, por isso o apoio da família é fundamental.
7- Busque ler com seu filho e conversar sobre o que foi lido:
Pegue uma notícia pequena ou um pequeno texto e leia para seu filho, depois conversem sobre o que foi lido para auxiliar na compreensão da leitura e estimular o pensamento crítico da criança. Com o tempo, leia em conjunto com seu filho, de forma calma e respeitando o ritmo dele e continue sempre dialogando com ele sobre o que foi lido, qual a opinião dele, deixe-o livre para falar. E não esqueça também de treinar a habilidade de escutar o outro.
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Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/

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