O desenvolvimento da linguagem não é isolado do restante do desenvolvimento infantil. Muito pelo contrário. O aprendizado das primeiras palavras e a combinação de palavras para formar frases têm grande relação com o desenvolvimento cognitivo.
A criança só é capaz de nomear objetos quando já explorou suficientemente sua forma, seu uso, sua função, enfim, várias de suas características.
Enquanto a criança não cria estas representações (simbólicas), ela não só não consegue aprender o nome do objeto, como também não consegue brincas de forma apropriada. É por essa razão que bebês brincam manipulando os objetos, colocando na boca, jogando e pegando novamente.
Por outro lado, no momento em que a criança já consegue "brincar de faz de conta", representando histórias com começo, meio e fim, ela também já é capaz de narrar histórias com começo, meio e fim.
O desenvolvimento da brincadeira e da linguagem, portanto, tem uma forte relação, especialmente nos primeiros anos do desenvolvimento. A criança de 3 anos que fala pouco e só realiza atividade motoras, pode ter dificuldade para fazer brincadeiras mais elaboradas.
Se este for o caso, há um atraso tanto do desenvolvimento das representações simbólicas quanto da linguagem. Sendo assim, procure a orientação de um Fonoaudiólogo.
Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!
Fonte: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário