Os quatro estágios do desenvolvimento cognitivo representam as maneiras aceitas de pensar sobre o modo que as crianças aprendem sobre si mesmas e sobre o mundo.
Período sensório-motor
As crianças normalmente se encontram no período sensório-motor do desenvolvimento cognitivo desde o nascimento até cerca do seu segundo aniversário. Durante esse período, as crianças aprendem por meio de ações motoras e reflexas. Isso significa que elas aprendem fazendo. Os bebês colocam brinquedos na boca para descobrir o gosto e como se sentem. As crianças atiram os brinquedos para ver o que acontece. A melhor maneira de ensinar os bebês e as crianças mais novas é expô-las ao máximo de experiências novas possíveis.
Período pré-operacional
Lá pelo segundo aniversário, as crianças começam a entrar no período pré-operacional do desenvolvimento cognitivo. Elas permanecem nessa fase até em torno do seu sétimo aniversário. Durante essa fase, as crianças começam a aprender a língua e usar símbolos para representar objetos diferentes. Elas pensam sobre as coisas de uma forma concreta e têm dificuldade em compreender os pontos de vista diferentes dos seus. A melhor maneira de ensinar as crianças nessa fase é explicando ideias em termos concretos e demonstrando os princípios utilizando materiais que elas podem tocar e manejar.
Período operatório concreto
A partir dos 7 anos até o início da adolescência, as crianças estão no período operatório concreto do desenvolvimento cognitivo. Nessa fase, as crianças são mais capazes de pensar de forma abstrata e a examinar os pontos de vista diferentes dos seus. Essa é a fase onde as crianças e jovens adolescentes começam a se perguntar o que as outras pessoas estão pensando. Ao ensinar as crianças que estão nessa fase, peça para elas repetir as informações para você em suas próprias palavras, para permitir que elas processem e garantir que entendam o que você está dizendo.
Período operatório formal
Esse é o estágio final do desenvolvimento cognitivo. No estágio operatório formal, os adolescentes já desenvolveram a capacidade de pensar de forma abstrata. Eles podem considerar os dilemas morais e as situações hipotéticas. Essa é a fase onde os adolescentes podem debater e explorar questões complexas que não possuem respostas corretas. Durante esse estágio, é esperado que você explique as razões para suas regras e decisões e permitir que seu filho tenha contato com as questões domésticas que afetam sua vida.
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: S
Nenhum comentário:
Postar um comentário