“Sou professora de Educação Física do meu filho e ele chora muito durante minhas aulas. Ele tem ciúmes dos colegas? O que devo fazer?”
Segundo a Dra. Quezia Bombonatto, psicopedagoga clínica e presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, essa é uma situação que deve ser evitada ao máximo. “É muito difícil para uma criança separar a figura da professora da figura da mãe”, diz ela. “No limite, isso pode gerar uma relação de desconfiança: a criança começa a acreditar que aquela mãe não está sempre presente para ela, já que a trata diferente dentro da escola”.
Caso não seja possível rearranjar a situação, a melhor solução é o diálogo e o estabelecimento de limites claros. “A mulher precisa explicar ao filho que ama ele, que é sua mãe, mas, na escola, é sua professora e não pode dar atenção só para ele.
Ao mesmo tempo, é necessário esclarecer para as outras crianças que, embora seja mãe de um dos coleguinhas, é professora de todos e ninguém é tratado diferentemente”, explica a doutora.
Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!
Crédito: Bebê Abril
Nenhum comentário:
Postar um comentário