Professor de fotografia e curador João Kulcsár fala sobre a importância de ensinar a ler e produzir imagens. Confiram!
Quando a criança está aprendendo a ler, os irresistíveis livros ilustrados são maioria na estante, claro. Os olhares percorrem com calma e atenção os desenhos, as formas e as cores. À medida que o pequeno domina as primeiras letras, as primeiras palavras e os primeiros parágrafos, menos tempo é dedicado às ilustrações, até que elas quase magicamente somem dos livros.
Apesar de desaparecerem aos poucos dos livros conforme a criança cresce, as imagens estão em todo lugar - e cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Quem consegue interpretá-las e se expressar por meio delas tem vantagem não só no mercado de trabalho, mas na vida.
Veja a entrevista com o professor João Kulcsar, que é também curador de exposições e mantém o site Alfabetização Visual:
1. O que é alfabetização visual?
Alfabetização visual é o processo pelo qual aprendemos a fazer uma leitura crítica de imagens e a produzi-las como forma de expressão.
Diferente do que se pensa, as imagens não são naturais, mas um discurso construído. É preciso ter consciência disso. É importante, por exemplo, para lidar com propagandas de televisão. A criança com uma leitura crítica sabe identificar uma propaganda como tal e vai ter uma relação diferente com o consumo.
A gente vive em um mundo da cultura visual, muita coisa nos é transmitida pela imagem. Por isso, precisamos aprender a dominar esse recurso.
2. A escola também deveria alfabetizar visualmente?
A escola privilegia o aprender a ler e a escrever, mas a imagem também é muito importante para a comunicação. O problema é que o professor muitas vezes não foi capacitado para trabalhar com a leitura de imagens, porque elas têm muitos significados e são menos "diretas" do que conteúdos de disciplinas como Matemática e Português.
Cada um faz uma leitura própria das imagens, de acordo com o seu histórico, com o que aprendeu; e o professor pode sentir insegurança de trabalhar isso.
3. Atualmente qual é a importância de saber interpretar uma imagem?
Paulo Freire já dizia que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Você está sempre lendo o mundo por meio da imagem e construindo a sua opinião a partir dela. Precisamos aprender a, no mínimo, consumir melhor as imagens que vemos por aí.
Na época de Hitler, sabemos que Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda da Alemanha nazista, manipulava muito a propaganda e a imagem, fazendo uma nação inteira acreditar no projeto deles
.
4. Como os pais podem contribuir para essa educação visual?
Os pais podem estimular o filho no cotidiano, de forma natural. Incentivando a criança a pensar sobre imagens do dia a dia, que aparecem no jornal, na televisão, na revista. Faça perguntas sobre a imagem. Um exercício que faço é tirar o som da televisão e assistir por um minuto. Observar a composição de elementos da imagem, quais são os enquadramentos utilizados... Aos poucos, você vai percebendo que existe um discurso por trás dessas escolhas estéticas.
Pais também podem fazer um exercício imaginativo com os filhos. Fechem os olhos e peça para a criança construir uma imagem mental. Peça para ela pensar em um lugar, por exemplo, e descrevê-lo com detalhes. Isso trabalha a criatividade e a imaginação.
Outra ideia é ler livros de fotografia e de ilustração. Vocês podem ler juntos, comentarem, discutirem. Cinemas e museus também trabalham essa questão.
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Site Educar para Crescer
Visite também!
http://www.alfabetizacaovisual.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário