terça-feira, 1 de julho de 2014

Sintomas e Diagnóstico da Perda Auditiva

As crianças merecem uma atenção especial. É muito importante observar se a criança reage a sons, responde quando é chamada, fala muito alto, aumenta muito o som da televisão, tem dificuldade de aprendizado e demonstra falta de atenção.



 Estes sintomas muitas vezes estão relacionados com problemas auditivos. Ao perceber um ou mais destes sintomas procure imediatamente um profissional da área. Hoje existem sofisticados exames para detecção precoce da perda auditiva, que podem ser feitos na própria maternidade.
 
 
Alguns sintomas de perda auditiva incluem:

- Dificuldade para escutar em reuniões públicas, salas de concertos, teatros, local de trabalho, etc. - onde as fontes de som estão longe do ponto de escuta.

- Dificuldade para escutar a televisão e/ou telefone.

- Dificuldade para entender a conversação em um grupo de pessoas.
 
 

Os indivíduos afetados por uma perda auditiva frequentemente desenvolvem formas para tentar ouvir melhor em situações difíceis. Essas formas incluem:

 - Pedir aos outros que repitam as falas.

- Virar a cabeça de lado direcionando-a para os sons ou para quem está falando.

- Elevar o volume da TV, rádio ou equipamento de som.

- Evitar reuniões sociais.

 - Fingir entender a mensagem recebida.
 
 
Se há suspeita de perda auditiva, deve-se fazer uma consulta com um médico otorrinolaringologista. Ele solicitará alguns exames, entre eles a audiometria. O exame é indolor, cômodo e seguro. Consiste basicamente em responder a algumas perguntas sobre a saúde auditiva, reconhecer algumas palavras comuns em diferentes níveis de volume e identificar sons diferentes. Sua capacidade para escutar diferentes tons ou frequências produz uma curva auditiva única que é registrada em um audiograma. O profissional utiliza esse audiograma para determinar o tipo e grau da perda auditiva.
 
 

Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Sociedade Brasileira de Otologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário