Quando a criança atinge a idade escolar, você será confrontado com decisões sobre a sua educação. Peça apoio e aconselhamento ao seu fonoaudiólogo!
Vá as escolas adequadas e tenha tempo para conversar com os professores. Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer:
A escola tem experiência no apoio a crianças com perda auditiva?
A escola tem professores para crianças com perda auditiva?
Quantas crianças com perda auditiva estão lá na escola?
Fornecer à escola e aos professores as informações, necessárias sobre o seu filho e os seus aparelhos auditivos. O professor precisa estar familiarizado com as funções básicas dos aparelhos auditivos - O controle de volume, o número de programas de escuta e sistema de FM. Também é importante fornecer à escola baterias extras para os aparelhos auditivos do seu filho.
Como professor de uma criança com perda auditiva, há uma série de coisas que você pode fazer. Vamos conferir algumas?
# Fornecer assento preferencial. Deixar a criança sentada longe de condições de ruído adversas. Garantir à criança um melhor acesso visual e auditivo.
# Melhorar a qualidade acústica em sala de aula. Reduzir o eco e ruídos de fundo indesejáveis, tais como cadeira arrastando na sala de aula, telhas acústicas, cortinas grossas e abafadores de espuma para absorver esses ruídos de fundo.
# Fornecer notas de aula antes das aulas. Fornecer notas de aula com antecedência. A criança pode tornar-se familiar com novos temas antes de uma lição. Isso permite que a criança se concentre em sua escuta.
# Fornecer um sistema de amplificação pessoal de FM. Sistemas pessoais FM faz com que a voz dos professores cheguem diretamente aos ouvidos da criança, acima do nível de ruído e não o afetadando pela distância.
# Complementar explicações verbais com pistas visuais. Fotos, gráficos e ilustrações podem ser úteis no reforço da informação auditiva.
# Obter a atenção do aluno antes de falar. Chame o nome da criança ou faça sinal. Certifique-se de que você tem a atenção da criança (por exemplo, o contato visual) antes de falar.
# Fique perto e se mantenha enquanto fala. De pé perto e mantendo ainda a nível do olho da criança ajuda ouvir melhor e ser menos distraída por movimentos.
# Fale em tom claro e audível de voz. Fale devagar e use palavras simples e frases. Gesticular pode ser útil.
# Dê instruções claras e inequívocas. Use frases simples e faça com que todas as instruções sejam claras e concisas.
# Verifique se há compreensão. Certifique-se de que a criança compreenda o que está sendo dito. Observe sua expressão facial. Alternativamente, peça à criança para reformular ou repetir instruções dadas.
# Dê tempo para que a criança responda as suas perguntas. Seja paciente e positivo: uma criança ansiosa e autoconsciente vai sentir ainda mais dificuldade em responder.
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: hearing.siemens.com