sexta-feira, 13 de junho de 2014

Sugestões Clínicas para o Uso na Terapia com Afásicos

As formas de ajudar o paciente na resolução de tarefas durante a terapia variam de acordo com o tipo e grau de severidade da afasia, com o tipo de tarefa que está sendo oferecida e, claro, com o desempenho do paciente. Confiram alguns exercícios!

 
Não existem aqui formas fixas ou uma hierarquia - a escolha dos itens fica a cargo do Fonoaudiólogo, que vai modificar e ampliar os exemplos citados de acordo com a necessidade e a competência do paciente, assim como da sua condição física e bem-estar geral.
 
 
Sabemos que a escolha das tarefas a serem dadas ao P deve partir, normalmente , do grau de dificuldade mais simples e assim ir-se aumentando gradativamente o número de itens a serem oferecidos ou o grau de dificuldade, de acordo com o tipo de afasia que se está tratando.
 
 
A seguir temos uma lista de ideias e sugestões para algumas áreas específicas da terapia com afásicos. Com certeza trabalhamos em muitos dos exercícios mencionados outras áreas de forma indireta, ou seja, um determinado exercício envolve outros pré-requisitos de áreas que se relacionam entre si!



Sugerimos que o terapeuta trabalhe várias das tarefas abaixo mencionadas tendo como ponto de partida uma situação do dia a dia, usando uma gravura, desenho ou foto.
 
 
I. Usando uma gravura ou ilustração de uma cena do cotidiano

                        Frase tipo SVP (sujeito-verbo-predicado)
- Ex.: Paulo bebe água
Quanto mais simples e clara a foto/desenho/ilustração mais fácil para o P, ou seja, fotos onde a cena que se quer trabalhar esteja duvidosa ou muito cheia de detalhes poderão confundir o P e dificultar o processo terapêutico.
 
 
II. Usando a gravura escolhida o terapeuta vai escolher alguns dos tópicos e vai "desenvolvê-los" com o P , sempre usando a gravura escolhida, mudando para outra "cena" só quando as etapas que foram planejadas estiverem terminadas.
 
 
III. O tipo de frase, o conteúdo e a complexidade gramatical do material vai depender do tipo de afasia. Naturalmente as sugestões dadas podem ser "mescladas" com outros conceitos e técnicas terapêuticas, como por exemplo: PACE, MIT, MODAK, etc., se variando e modificando os itens de acordo com o desempenho do P.
 
 
A) COMPREENSÃO DE LINGUAGEM

# Compreensão auditiva
- Usar desenhos, pictogramas ou figuras
- Usar objetos reais
- Usar gestos e mímica
- O T diz/demonstra a função do objeto (o ou a / um ou uma)
- Ajudar o paciente dizendo o artigo correspondente, fazendo o desbloqueio



# Compreensão de leitura
- Uso de pictogramas, desenhos ou figuras + palavra escrita
- Usar gestos e mímica
- Usar objetos reais + palavra escrita
- No treino de uma frase, marcar as palavras-chaves ou substantivos ou verbos de uma cor diferente (frases tipo SVP)
- No treino de um texto, dividir o texto em frases curtas e claras
- Usar figuras ou desenhos como feedback visual
- Marcar as passagens mais importantes
- Marcar os verbos com um rotulador verde (ou de outra cor)



B) PRODUÇÃO VERBAL

# Falar junto com o terapeuta- Leitura labial
- Cantar com o P para fazer o desbloqueio (canções infantis ou conhecidas)
- Enfatizar o ritmo e a melodia da palavra ou frase
- Acompanhar o ritmo da frase tocando com as pontas dos dedos na mesa
- Pegar na mão do P e com ele falar a palavra ou frase de forma melódica



# Repetição- Enfatizar o ritmo e a melodia das palavras ou frases, cantando a palavra
- Leitura labial (o Terapeuta faz só os movimentos da boca, sem voz)e o paciente procura repetir
- Acompanhar o ritmo da frase tocando com as pontas dos dedos na mesa
- Pegar na mão do Paciente e com ele falar de forma melódica a palavra ou frase
e o terapeuta e paciente repetem juntos, depois o paciente sozinho
 
 
 
Este conteúdo ajudou você? Então, compartilhe!

Fonte: Fonoaudiologia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário