O aquecimento vocal é uma prática saudável e recomendada por fonoaudiólogos para profissionais da voz, pessoas que utilizam a voz como ferramenta para o trabalho. Vamos conferir os seus benefícios e como fazer o aquecimento vocal!
O aquecimento vocal promove a saúde vocal e potencializa as características da voz, atendendo a uma demanda vocal que pode provocar sintomas desagradáveis como rouquidão, cansaço, fadiga vocal e corporal.
O profissional da voz que está sempre rouco, fica cansado fisicamente durante o trabalho com uso da voz. Ele necessita de conhecimento e treinamento sobre o uso mais adequado da sua voz para evitar estes sintomas.
Você sabe o que é A.R.R.A?
Alongamento, Respiração, Reverberação e Articulação
Alongamentos
- Com ombros relaxados, e braços soltos ao longo do corpo, deixar a cabeça pender para o lado direito (ouvido no ombro), por 20 segundos, para o lado direito por mais 20 segundos, para frente por 20 segundos e por último para trás (boca aberta e pensar em apontar o queixo para o alto, sem esmagar a nuca)
- Circular de ombros: com movimentos primeiro o direito cinco voltas para trás, e cinco volta para frente. Com o ombro esquerdo a mesma movimentação. Circular os ombros juntos para trás devagar, respirando três vezes e para frente três vezes.
- Espreguiçar com os pés bem firmes no chão, os braços empurrando o centro com as costas arqueadas e cabeça relaxada. Depois erguer os braços e espreguiçar respirando fundo e relaxar. (pode espreguiçar fazendo som)
- Caretas. (utilizar a língua também) 20 segundos
Respiração
- Soltar o ar e inspirar tranquilamente 3x.
- Apneia: Inspirar em 4 tempos, reter o ar em 4 tempos, soltar em 4 tempos e contar sem ar 4 tempo. Repetir a sequência 5 vezes.
- Controle de saída de ar: Inspirar normal, uma vez só e sempre a mesma quantidade: e soltar em 3 x iguais, depois em 5x, 7x e 9x (o importante é inspirar sempre a mesma quantidade de ar independente de quantas vezes está dividida a expiração)
- Controle de entrada de ar: Inspirar dividindo a inspiração em 3 entradas diferentes. Soltar em s, x, f. A quantidade máxima de ar tem que ser a mesma do exercício anterior. (ficar atento para não deixar a respiração subir para o ombro)
Reverberação
- Inspirar tranquilo e soltar o ar em z, g, v.
- M boca fechada: movimentos de mastigação com a boca fechada e com o som de M. focar bem nos lábios (pode e deve coçar a boca)
- BR: movimento do lábios de BR sonoro. Oscilar 3x no tom grave, 3x no tom da fala, e 3x no agudo (o grave e o agudo devem ser os que se fala e não sons forçados)
- Ascendente: ainda em BR do grave para o agudo direto e em uma respiração.
- Descendente: ainda em BR do agudo para o grave
Articulação
- Circular de língua: língua dentro da boca, lábios fechados, passar a língua da direita para a esquerda por dentro dos lábios à frente dos dentes. 5x para cada lado
- Bochechão: língua dentro da boca empurrar as bochechas tentando não mover o maxilar. 10x para cada lado
- TR: língua no céu da boca virar em tom de fala
- palavras: repetir rapidamente e bem articulado
TRaTLa TReTLe TRiTLi TRoTLo TRuTLU
A mesma variação de vogais (A, E, I, O, U) com as ordens:
BR- BL // PR-PL // DR- DL // VR-VL // ZR-ZL
- articuladamente conversar com as palavras:
PATAKA
BRADRAGRA
PLATLACA
MANANHA
- cada um escolhe uma palavra livre, ou que tenha dificuldade de pronunciar e todos juntos repetem essa mesma palavra 5x o mais rápido possível.
Esta matéria foi útil para você? Deixe o seu comentário!
Fonte: Grupo Levanta
Nenhum comentário:
Postar um comentário