Os professores, pais e educadores que têm filhos ou no seu grupo crianças com dificuldades de audição deve conhecer as suas necessidades educativas para que possa organizar o espaço e atividades de modo a possibilitar a sua integração no trabalho do grupo.
O seguinte esquema relaciona os graus de perda auditiva com algumas das prováveis necessidades educativas da criança ao nível da linguagem. Não deve esquecer-se, no entanto, que o contexto que envolveu a educação da criança é também muito importante, pois cada criança tem o seu ritmo, motivação e forma própria de aprendizagem. Se tem uma:
Perda auditiva ligeira:
O pode beneficiar de ajudas auditivas quando a perda auditiva está perto dos 40 db;O deve dar-se atenção ao desenvolvimento do vocabulário;O deve dar-se atenção à localização da criança na sala de aula;O pode precisar de mais atenção da parte do educador para adquirir uma fala correcta.
Perda auditiva média:O pode beneficiar de ajudas auditivas;O deve beneficiar de uma localização privilegiada na sala, principalmente nas primeiras idades;O deve dar-se mais atenção à aprendizagem do vocabulário e da leitura;O pode ser necessário dar-se mais atenção para que conserve a fala e para que ela seja correcta.Perda auditiva moderada:O pode beneficiar de ajudas auditivas individuais;O terá necessidade de atenção individualizada para a aprendizagem da linguagem, a aquisição de novo vocabulário, leitura escrita,...;O pode precisar de mais atenção para conservar e corrigir a fala;O pode precisar de professor de apoio.Perda auditiva severa:O beneficiará com ajudas auditivas individuais;O pode necessitar de linguagem gestual tanto para se expressar como para compreender os outros;O precisará de programas com grande ênfase no desenvolvimento da linguagem, na formação de conceitos, na fala,...;O é vantajosa a integração social e é aconselhável que frequente classe especial ou de apoio especializado;O deverá ter apoio de terapeuta da fala ou outros técnicos com quem aprenda linguagem gestual.Perda auditiva profunda:O precisará de programas com grande ênfase no desenvolvimento da linguagem, na formação de conceitos, na fala,...;O deverá ter apoio de terapeuta da fala ou outros técnicos com quem aprenda linguagem gestual;O pode beneficiar de treino de audição.
O sucesso ou insucesso da criança na aprendizagem da comunicação oral e na sua integração não pode ser previsível simplesmente através dos resultados do teste auditivo. A sua capacidade auditiva pode variar de dia para dia.
Algumas crianças com alto grau de perda auditiva podem ser capazes de beneficiar de ajudas auditivas individuais (aparelho auditivo) e podem aprender a falar razoavelmente. Por outro lado, certas crianças com menor perda auditiva não conseguem atingir os mesmos resultados.
É muito importante que o adulto tenha uma atitude realista perante elas: nem excessivamente benevolente nem excessivamente restritivo.
As dificuldades auditivas da criança são apenas um dos seus atributos e não a sua característica mais importante. O respeito e a aceitação das diferenças individuais podem ser aprendidos. Leva tempo e exige esforço mas é importante numa situação de ensino/aprendizagem.
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