quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Perdas auditivas e necessidades educativas

Os professores, pais e educadores que têm filhos ou no seu grupo crianças com dificuldades de audição deve conhecer as suas necessidades educativas para que possa organizar o espaço e atividades de modo a possibilitar a sua integração no trabalho do grupo. 
 
 
 

O seguinte esquema relaciona os graus de perda auditiva com algumas das prováveis necessidades educativas da criança ao nível da linguagem. Não deve esquecer-se, no entanto, que o contexto que envolveu a educação da criança é também muito importante, pois cada criança tem o seu ritmo, motivação e forma própria de aprendizagem. Se tem uma:
 
 Perda auditiva ligeira: 
O pode beneficiar de ajudas auditivas quando a perda auditiva está perto dos 40 db;
O deve dar-se atenção ao desenvolvimento do vocabulário; 
O deve dar-se atenção à localização da criança na sala de aula;
O pode precisar de mais atenção da parte do educador para adquirir uma fala correcta.  
   
 Perda auditiva média:  
O pode beneficiar de ajudas auditivas;
O deve beneficiar de uma localização privilegiada na sala, principalmente nas primeiras idades;
O deve dar-se mais atenção à aprendizagem do vocabulário e da leitura;
O pode ser necessário dar-se mais atenção para que conserve a fala e para que ela seja correcta.
 
Perda auditiva moderada:  
O pode beneficiar de ajudas auditivas individuais; 
O terá necessidade de atenção individualizada para a aprendizagem da linguagem, a aquisição de novo vocabulário, leitura escrita,...;
O pode precisar de mais atenção para conservar e corrigir a fala;
O pode precisar de professor de apoio.
 
Perda auditiva severa:
O beneficiará com ajudas auditivas individuais;
O pode necessitar de linguagem gestual tanto para se expressar como para compreender os outros;
O precisará de programas com grande ênfase no desenvolvimento da linguagem, na formação de conceitos, na fala,...;
O é vantajosa a integração social e é aconselhável que frequente classe especial ou de apoio especializado;
O deverá ter apoio de terapeuta da fala ou outros técnicos com quem aprenda linguagem gestual.
 
Perda auditiva profunda:
O precisará de programas com grande ênfase no desenvolvimento da linguagem, na formação de conceitos, na fala,...;
O deverá ter apoio de terapeuta da fala ou outros técnicos com quem aprenda linguagem gestual;
O pode beneficiar de treino de audição.

 
O sucesso ou insucesso da criança na aprendizagem da comunicação oral e na sua integração não pode ser previsível simplesmente através dos resultados do teste auditivo. A sua capacidade auditiva pode variar de dia para dia.
 
 
 
Algumas crianças com alto grau de perda auditiva podem ser capazes de beneficiar de ajudas auditivas individuais  (aparelho auditivo) e podem aprender a falar razoavelmente. Por outro lado, certas crianças com menor perda auditiva não conseguem atingir os mesmos resultados.
 
 
 
É muito importante que o adulto tenha uma atitude realista perante elas: nem excessivamente benevolente nem excessivamente restritivo.
 
 
 
 
As dificuldades auditivas da criança são apenas um dos seus atributos e não a sua característica mais importante. O respeito e a aceitação das diferenças individuais podem ser aprendidos. Leva tempo e exige esforço mas é importante numa situação de ensino/aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário