segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Você sabe como planejar seus estudos?

Se estudar de forma organizada nunca fez parte de sua rotina, acompanhe as dicas do psicólogo Sérgio Goldenberg, professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 
 
 
 
Qual a duração ideal de um plano de estudo?             
 
Depende dos objetivos que se quer atingir. Pode-se sempre estabelecer metas de curto prazo. As metas devem estar em sintonia com o ritmo da matéria dada em classe. Quando as metas são cumpridas à risca, sua motivação se mantém em alta.
 
 
 
Quantas horas é preciso estudar por dia?
 
                          
O estudo pode ser realizado em dois ou três períodos de 2 horas no decorrer do dia. Mais do que isso pode levar a uma fadiga mental.



Como organizá-lo?
 
Monte uma tabela semelhante ao horário escolar. Marque em cada dia as disciplinas que irá estudar e, conforme a matéria é dada em classe, vá detalhando os conteúdos ou as metas numa tabela.



Como dividir o tempo entre as disciplinas?
 
Intercale as matérias preferidas com as que não gosta. Evite, por exemplo, estudar Matemática e Física em seguida, já que as duas exigem cálculos.
 


Como controlar o cumprimento do plano?
 
Tique na tabela cada tarefa realizada. O que não foi feito no período determinado deve ser realizado em um horário extra na próxima semana. Deixe períodos livres para eventuais reposições, mas evite sempre postergar as tarefas.
 

 
Mantenha o cinema no final de semana e nem pense em diminuir as horas de sono. Isso mesmo: um bom estudo não requer noites em claro nem renúncia à diversão. Ao contrário. Boas noites de sono e tempo para o lazer são fundamentais para se manter a disposição para estudar.
 



Não esqueça!  "O sucesso nos estudos depende da disposição para a tarefa", diz a psicóloga Adriana Machado, do Serviço de Psicologia Educacional da Universidade de São Paulo (USP).
 
 
 
Que tal começar a colocar esta ideia em prática?

Nenhum comentário:

Postar um comentário