Um indivíduo com apraxia é incapaz de coordenar os movimentos musculares corretamente. Por vezes, uma palavra ou ação completamente diferente é usada além daquela que o indivíduo pretendia falar ou fazer. A pessoas pode estar ciente do erro.
Os sintomas da apraxia da fala incluem:
- Os sons e palavras podem sair distorcidos, ser repetidos ou omitidos. É difícil coordenar as palavras na ordem correta.
- Esforço para falar a palavra certa.
- Palavras mais longas são mais difíceis de serem ditas, seja de forma total ou ocasionalmente.
- Frases curtas rotineiras (como "Como vai?") ainda podem ser utilizadas sem problemas.
- A pessoa pode escrever melhor do que falar.
Outras formas de apraxia incluem:
- Apraxia bucofacial ou orofacial: Não consegue realizar movimentos da face quando solicitado, como lamber os lábios, mostrar a língua ou assoviar.
- Apraxia ideacional: Não consegue realizar tarefas complexas aprendidas na ordem correta, como colocar as meias antes dos sapatos.
- Apraxia ideomotora: Não consegue realizar voluntariamente uma tarefa aprendida quando recebe os objetos necessários. Por exemplo, se receber uma chave de fenda, a pessoa pode tentar escrever com ela como se fosse uma caneta.
- Apraxia membro-cinética: Essa condição envolve dificuldade em realizar movimentos precisos com um braço ou uma perna. Torna-se impossível abotoar uma camisa ou amarrar um sapato.
Frustração, linguagem ofensiva e depressão são respostas típicas em indivíduos com afasia.
Procura a ajuda de um profissional especializado para fazer o diagnóstico correto! A Clínica de Terapias Integradas de Madureira pode lhe ajudar! Entre em contato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário