segunda-feira, 8 de setembro de 2014

As situações didáticas de Língua Portuguesa

Como o nível de leitura e escrita varia dentro de uma classe, é importante identificar em que fase cada aluno está e escolher atividades adequadas para a turma. Vamos conferir algumas?
 
 
1. Leitura para a classe feita pelo professor
 
Na alfabetização inicial
 
# O que é: A turma forma uma roda, e o professor lê em voz alta textos literários, jornalísticos, regras de jogos etc. Os gêneros devem variar para que o repertório se amplie. Além de contos de fadas, valem notícias que tratem de algum assunto de interesse de crianças. Também é imprescindível garantir a qualidade do material à disposição da meninada.

# Quando propor: Diariamente.

# O que a criança aprende: Os usos e as funções da escrita, as características que distinguem os gêneros e as diferenças entre o oral e o escrito. Ela se familiariza com a linguagem e os elementos dos livros (que contam histórias), dos jornais (que trazem notícias) e dos textos instrucionais (que incluem regras de jogos ou receitas culinárias).
 
Na continuidade
# O que é: Leitura de livros literários mais longos (podem ser selecionados capítulos inteiros, por exemplo) e textos informativos mais complexos. O objetivo é que a turma construa uma compreensão coletiva de cada obra.

# Quando propor: Diariamente.

# O que a criança aprende: Características de textos mais difíceis e de diferentes gêneros.
 
 
2. Leitura pelo aluno para aprender a ler 
 
Na alfabetização inicial
 
# O que é: A tentativa de ler listas ou textos conhecidos de memória (poemas, canções e trava-línguas). Sabendo o que es tá escrito (nomes de frutas, por exemplo), é possível antecipar o que pode estar escrito e confirmar por meio do conhecimento das letras iniciais ou finais, entre outras formas.

# Quando propor: Em dias alternados aos de atividades de escrita.

# O que a criança aprende: O funcionamento do sistema de escrita. Além disso, ela compreende como acionar as primeiras estratégias de leitura.


Na continuidade
# O que é: O crescimento da autonomia. O estudante pode entrar em contato com diferentes gêneros para saber quando e como usá-los e, assim, aprender a buscar informações e a ler para estudar.

# Quando propor:
Em dias alternados aos de atividades de escrita.

# O que a criança aprende: A compreender textos mais desafiadores. Durante a leitura, ela pode localizar e selecionar informações apoiando-se em títulos, subtítulos ou imagens e apontando o que é interessante.
 
 
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Crédito: Revista Nova Escola

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